Uema conquista duas bolsas no Programa de Doutorado Sanduíche da CAPES para estudos no exterior

Por em 25 de janeiro de 2024

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou oficialmente os resultados e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebra a conquista de duas bolsas. Os contemplados, Antônio Guanacuy Almeida Moura, do curso de Pós-Graduação em História, e Vanessa Silva Melo, estudante de Agroecologia, embarcarão para experiências de estágio no exterior.

Antônio Guanacuy Almeida Moura passará quatro meses na Universidade de Coimbra, em Portugal, enquanto Vanessa Silva Melo ficará seis meses na Bangor University, universidade inglesa. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, expressou sua satisfação: “Conseguimos enviar dois alunos para essa oportunidade única. O Antônio é meu orientando em História, e a Vanessa está sob a supervisão do professor Emanuel Gomes Moura na área de Agroecologia.”

Pesquisa em Agroecologia: Estabilização da Matéria Orgânica do Solo

Vanessa Silva Melo, com foco em Agroecologia, levará adiante um projeto fundamental para a pesquisa em andamento no Brasil. Seu estudo visa desenvolver processos que estabilizem a matéria orgânica do solo, fornecendo insights valiosos para estratégias de manejo sustentável e estabilização do carbono orgânico do solo. Isso, por sua vez, contribuirá para a sustentabilidade dos agroecossistemas nos trópicos úmidos. A pesquisa será conduzida na Uema e na Bangor University, com amostras coletadas na região Norte do Estado do Maranhão, especificamente no município de Santa Rita, na comunidade de Santa Rita do Vale.

Projeto de Tese em História: WebQuest para a aprendizagem Histórica

O projeto de tese de Antônio Guanacuy Almeida Moura, desenvolvido no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), tem como objetivo compreender o uso da metodologia WebQuest para promover a aprendizagem histórica, com foco na região do sertão maranhense. Essa abordagem metodológica visa facilitar o ensino-aprendizagem e incentivar a produção do conhecimento histórico através do uso de recursos tecnológicos digitais. A pesquisa em Portugal, na Universidade de Coimbra, expandirá o escopo da investigação em andamento e aprimorará o desenvolvimento do produto educacional em confecção, destinado à formação continuada de professores.

Antônio destaca que a ampliação dos conhecimentos na Universidade de Coimbra contribuirá para um entendimento mais abrangente e profundo sobre a metodologia em estudo. Isso, por sua vez, permitirá que educadores enfrentem os desafios contemporâneos, melhorando a experiência de aprendizagem dos alunos no campo disciplinar da História.

A Uema, por meio dessas conquistas, reforça seu compromisso com a internacionalização da pesquisa e a formação de profissionais altamente capacitados, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber.

Por: Karla Almeida