UEMA e IFMA fortalecem o ensino com novo Programa de Mestrado em Produção Animal

Por em 5 de janeiro de 2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a proposta do Programa de Pós-graduação em Produção Animal (PPGPA) em nível de Mestrado, uma iniciativa conjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Essa colaboração, que segue as diretrizes estabelecidas na Portaria nº 214 da CAPES, datada de 27 de outubro de 2017, posiciona-se como um marco estratégico para ambas as instituições.

O PPGPA terá sua coordenação dividida entre a Uema, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Campus São Luís, e o IFMA, no Campus Maracanã, também em São Luís. Essa iniciativa conjunta visa fortalecer o compromisso das instituições com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado do Maranhão, além de formar recursos humanos qualificados para atuar nos segmentos produtivos relacionados à Produção Animal.

Ambas as universidades têm se destacado em sua relação com a sociedade e políticas públicas, oferecendo cursos de graduação como Bacharelado em Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Licenciatura em Ciências Agrárias e Tecnologia em Alimentos.

O curso de mestrado recém-aprovado tem como objetivo promover a excelência no ensino, pesquisa e extensão na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros. A proposta emergiu de discussões no Centro de Ciências Agrárias da UEMA e no Campus Maracanã do IFMA.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, essa parceria estratégica com o IFMA sinaliza um marco significativo para a Uema, sendo a primeira associação desse modelo aprovado pela Capes. Com o novo PPGPA, a Uema amplia sua oferta para 17 cursos de mestrado e 7 cursos de doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Produção Animal tem como objetivo principal formar profissionais qualificados na área, engajados na docência e na pesquisa científica. Pretende aumentar a capacidade de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos, promovendo a interação com instituições de ensino, pesquisa e empresas públicas e privadas.

A área de concentração do programa é Produção Animal, com foco no desenvolvimento de tecnologias e geração de conhecimentos para a produção pecuária e aquícola do Maranhão. Isso inclui melhoramento genético, manejo reprodutivo, sanitário e nutricional, busca de fontes alternativas regionais para alimentação animal, e otimização de resíduos agroindustriais para uso na alimentação animal.

As linhas pesquisas no âmbito do programa serão: Aquicultura e Pesca, e Produção de Animais Domésticos. A primeira abrange temas como reprodução, cultivo, alimentação, manejo sanitário e biotecnologia aplicada a organismos aquáticos. A segunda foca na avaliação de alimentos para animais ruminantes e não ruminantes, produção e manejo de animais domésticos, manejo de pastagens e estudos relacionados ao manejo sanitário e genético.

O coordenador da proposta, professor Ícaro Gomes Antonio, do curso de Engenharia de Pesca e do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação  da Biodiversidade da Uema destacou: “A necessidade desse Programa foi identificada diante da ausência de cursos específicos nas áreas de recursos pesqueiros, zootecnia e produção animal tanto na Uema quanto no IFMA, a partir de inquietações notou-se a falta de uma oferta direcionada para a produção animal, especialmente em São Luís. O Maranhão, sendo um estado agrário, destaca-se como o segundo maior produtor de bovinos do Nordeste, com uma expressiva produção de búfalos e ocupando a posição de quarto maior produtor de peixes nativos na piscicultura. Esses indicadores já apontavam para a necessidade de uma especialização mais aprofundada para atender a crescente demanda dessas indústrias. Em um fato inédito, este Programa representa o primeiro Curso em associação entre a Uema e o IFMA. O curso oferecerá inicialmente 14 vagas em seu primeiro processo seletivo, com a expectativa de alta procura, reunindo egressos tanto da Uema quanto do IFMA, além de outras instituições do estado.

“O Programa conta com a colaboração de professores externos das duas instituições, reforçando o compromisso com a excelência acadêmica. As expectativas são elevadas, pois além de focar em pesquisas acadêmicas, o Curso visa também atender demandas da indústria, promovendo uma abordagem prática e solucionadora para os desafios da produção animal. A criação deste Programa representa um marco significativo na colaboração entre as duas instituições e promete impulsionar a expertise do Maranhão na produção animal”, enfatizou o professor Ícaro Gomes Antonio.

Por: Karla Almeida