Uema Campus Grajaú e Sicoob buscam parceria estratégica para desenvolvimento do Cooperativismo no Maranhão

Por em 16 de janeiro de 2024

Em uma reunião marcada por diálogo e perspectivas de colaboração, o Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) se encontraram para discutir uma parceria estratégica visando impulsionar o cooperativismo no Estado.

O encontro contou com a presença do reitor da Uema, Walter Canales, da diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra, e do Presidente do Sicoob na região de Grajaú, Dr. Aneirão Peres Alvarenga, que teve como objetivo principal esclarecer o funcionamento do Sicoob na região e explorar possíveis parcerias com a Universidade.

Durante a conversa, o reitor da Uema, Walter Canales, expressou o interesse em estabelecer uma colaboração que vá além do âmbito acadêmico. “Ficamos com encaminhamentos de um evento em São Luís, de um curso de curta duração aqui em Grajaú e a médio prazo de pensar numa formação tecnológica de cooperativismo. Isso é crucial para o desenvolvimento do nosso estado do Maranhão, que ainda carece de cooperativas, especialmente aquelas que possam atender o agricultor familiar”, afirmou o Reitor.

A proposta inclui a promoção de eventos educativos e a criação de cursos específicos, visando capacitar os interessados nas práticas cooperativistas. “Pensamos em uma formação que seja essencial para o desenvolvimento organizado e sustentável das cooperativas, focando no bem-estar social dos cooperativados e daqueles que dependem deles”, acrescentou o Walter Canales.

O Presidente do Sicoob, José Aneirão Peres Alvarenga, destacou a importância do cooperativismo para o Maranhão e enfatizou a necessidade de fomentar essa cultura. “A parceria é um contato inicial para discutirmos uma possibilidade de colaboração na área do cooperativismo. Isso é crucial para o Sicoob, para a Uema e, principalmente, para a sociedade em geral. Precisamos promover e fortalecer o cooperativismo no Maranhão, pois é uma cultura nova que pode colaborar significativamente com o desenvolvimento do nosso estado, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou José Aneirão.

A diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra, que também esteve na reunião, disse: “A Universidade mais do que nunca precisa buscar parceiros privados no Município. Nesta reunião, o Presidente do Sicoob, Sr. Aneirão Alvarenga, nos apresentou algumas demandas para desenvolvermos mais o cooperativismo em nosso município. Desta forma, a Uema e o Sicoob desenvolverão um trabalho de extensão com este objetivo. Essa parceria será ampliada com outros cursos. Estamos muito contentes e convictos que nasce aqui uma grande parceria entre as Instituições que trará benefícios mútuos”.

A reunião encerrou-se com otimismo e a expectativa de que essa parceria estratégica entre a Uema e o Sicoob contribua significativamente para o fortalecimento do cooperativismo no Maranhão, impactando positivamente a vida de agricultores familiares e de toda a sociedade. O desenvolvimento organizado e sustentável das cooperativas surge como um caminho promissor para o bem-estar social e econômico da região.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo