Uema entra na lista de membros da Planetary Health Alliance (Aliança Planetária de Saúde)

Por em 12 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), agora é membro da Planetary Health Alliance (Aliança Planetária de Saúde).

A Planetary Health Alliance (PHA) convida novas instituições a se tornarem membros da PHA com base na relevância de suas atividades para a Saúde Planetária, em um histórico comprovado de sucesso e na demonstração de um compromisso contínuo com a colaboração na área da Saúde Global. Os membros têm a oportunidade de participar de maneira formal na governança da PHA, contribuindo para a definição de sua estratégia e para as decisões relacionadas à representação externa da PHA como um consórcio.

A superintendente da AGA, Andréa Araújo, expressou a importância da universidade estar na lista da PHA. “A Universidade Estadual do Maranhão fazer agora parte de uma comunidade global tão importante como a Planetary Health Alliance – PHA é motivo de honra e traz uma grande responsabilidade para o fortalecimento de Programas Institucionais em prol da Saúde do nosso Planeta em temáticas como Sustentabilidade nos campi; Gerenciamento de resíduos sólidos, químicos, biológicos e perigosos; Os 7rs da sustentabilidade; Uso sustentável de energia, entre outros temas. Estamos animados e prontos para os novos desafios”, disse.

A PHA é atualmente composta por mais de 400 universidades, organizações não governamentais, institutos de investigação e entidades governamentais de mais de 60 países em todo o mundo, empenhados em compreender e abordar os impactos das alterações ambientais globais na saúde e no bem-estar humanos. É por meio dessa comunidade global de membros que a PHA consegue direcionar a ciência, as narrativas e as soluções da Saúde Planetária para os desafios mais urgentes de nosso tempo, agindo diretamente nos níveis organizacional, regional e global.

Por: Karolynne Sodré