Uema estabelece parceria com o Serviço Geológico Brasileiro para desenvolvimento de pesquisas nos territórios rurais e quilombolas do Maranhão

Por em 8 de janeiro de 2024

Foto: ZEQROZ NETO (@zeqrozneto)

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) anunciou uma colaboração inovadora com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB) visando a promoção de ações de pesquisa e extensão direcionadas aos territórios rurais e quilombolas do estado do Maranhão. Essa parceria estratégica, formalizada por meio de um Protocolo de Intenções, tem como objetivo principal a produção de conhecimento e a implementação de práticas que contribuam significativamente para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.

O Maranhão se destaca no cenário brasileiro por abrigar, em termos proporcionais, a maior população residente em áreas rurais. Na população rural maranhense, por sua vez, é recorrente a presença de um grupo étnico, predominantemente negro: as comunidades e os territórios quilombolas. Estudos realizados pela Uema e outras instituições evidenciam que esses grupos étnicos têm uma relação única com o tempo e o espaço, o que torna imperativa a compreensão e o mapeamento adequado de suas realidades.

O professor Antonio Evaldo Almeida Barros, coordenador do Protocolo de Intenções (SGB-Uema), e o professor José Fernando Rodrigues Bezerra destacam a importância de um projeto anterior, concluído em outubro de 2023 em parceria com o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA). O projeto resultou na produção de Diagnósticos de Identificação e Reconhecimento de Territórios Quilombolas, envolvendo levantamentos ocupacionais, fundiários, cadastramento de famílias e georreferenciamento, visando à titulação de terras desses grupos.

Um dos aspectos recorrentes dessa parceria foi a demanda incessante da população rural por informações e estudos relacionados aos solos de suas regiões, visando identificar melhores condições de uso. Consciente desse cenário, a Uema, em colaboração com o Sistema Geológico Brasileiro, compromete-se a contribuir com a produção de conhecimento que promova efetivamente a melhoria da qualidade de vida das populações rurais e quilombolas no Maranhão.

A Uema visa, através da parceria com o SGB, mobilizar recursos humanos e institucionais para realizar uma variedade de atividades, incluindo pesquisa, extensão e ensino. O enfoque nas comunidades rurais e quilombolas reforça o compromisso da universidade em abordar desafios específicos enfrentados por esses grupos, promovendo soluções sustentáveis e integradas.

A parceria estabelecida entre a Uema e o SGB é um marco significativo, unindo forças para empregar conhecimentos geológicos, ambientais e sociais em prol do desenvolvimento dessas regiões. A expectativa é que essa colaboração se traduza em benefícios tangíveis, proporcionando uma transformação positiva na qualidade de vida de uma população que historicamente enfrentou vulnerabilidades. Com isso, a Uema reforça seu papel como agente catalisador de mudanças e inovações, buscando soluções sustentáveis para desafios complexos em contextos rurais e quilombolas.

Por: Karla Almeida