Uema, Ministério Público Estadual e Ufma assinam parceria para atendimento às vítimas de violência de criminalidade

Por em 25 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão – Uema, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – Proexae, e o Ministério Público Estadual – MPE, com a participação da Universidade Federal do Maranhão – Ufma, assinaram na manhã desta quinta-feira, 25, um Termo de Cooperação, visando a promoção de ações de enfrentamento à violência e acolhimento às vítimas da criminalidade, em especial, mulheres e crianças.

A cerimônia de assinatura do Termo aconteceu no gabinete do procurador geral da Justiça, Dr. Eduardo Jorge Nicolau, com a presença do reitor, professor Walter Canales, da pró-reitora da Proexae, professora Ilka Serra, do reitor da Ufma, professor Fernando Carvalho, da procuradora de Justiça da Infância e Juventude e coordenadora do Núcleo de Assistência às Vitimas – NAV, Dra. Alana Barros, além de assessores.

O professor Walter disse que o objetivo da presença da universidade na solenidade foi para celebrar a parceria entre a Uema, o Ministério Público e a Ufma, tendo em vista eles terem um Núcleo de Atendimento às Vítimas, principalmente mulheres e crianças que têm sofrido diversas tipos de abusos, sendo esse núcleo o órgão que atende essas vitimas. “Neste caso, a Uema vem somar com esta iniciativa dando sua contribuição na promoção de cursos de conscientização, que possam formar professores do ensino fundamental e médio, além de outros agentes da sociedade, como policiais e quem quiser contribuir com este projeto, visando erradicar a violência contra esses vulneráveis”, explica o reitor.

Para ele, as universidades possuem esse nohall de ensino e podem promover sua difusão no Maranhão, tanto na forma presencial quanto no formato a distância nos seus diversos campi. “Estou muito satisfeito da Uema está integrada a esta luta e, agora, a partir da assinatura dessa parceria, vamos trabalhar pela execução das ações delimitadas”, esclarece.

De acordo com o procurador Eduardo Nicolau, a assinatura do Termo de Cooperação, que se concretiza por meio do Núcleo de Assistência às Vitimas – NAV, é a certeza de que o Maranhão vai lutar contra a violência para proteger essas vítimas. “Nós precisamos cuidar principalmente das nossas vítimas tão carentes, sem chão e sem rumo. Nós temos esse dever e essa obrigação de cuidar delas. É isso que estamos fazendo hoje”, informa o procurador.

Já a pró-reitora de Extensão da Uema, professora Ilka Serra, declara que o Termo abre um leque de oportunidades para a Uema desenvolver suas ações extensionistas. “Este é um projeto que se apresenta com grande  possibilidade de se tornar um programa de extensão na universidade, com o tema voltado para as vítimas que podem ser de todos os níveis da sociedade que hoje sofre de violência”, declara a professora.  E acrescenta: A primeira proposta do Acordo é a criação de cursos de formação entre Uema e Ufma para serem disponibilizados para todo o estado do Maranhão, principalmente para aqueles profissionais que atuam na área da educação e saúde, mas também para a sociedade em geral que queira entender quais são os canais que podem ser utilizados para denúncias contra as vitimas. É nessa perspectiva que a Uema tem grande relevância nesse acordo”.

Segundo a Dra. Alana Barros, o objetivo da assinatura é fazer a divulgação do NAV e traçar projetos dentro das instituições, como por exemplo, a realização de 5 cursos ministrados pela Uema para divulgar junto à sociedade em que serão discutidos os direitos das vítimas de todos tipos de crimes. “Então, vai ser muito importante essa parceria no sentido de fazer a divulgação de que o MPE tem esses equipamentos de apoio às vítimas de criminalidade”, aponta a Dra. Alana.

Por Alcindo Barros

Fotos: Luís Paulo