Uema participa da “Caravana Fome e Sede de Justiça” em Bacabal

Por em 29 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Bacabal, foi uma das instituições parceiras na “Caravana Fome e Sede de Justiça”, realizada pelas Igrejas Evangélicas através da Federação das Entidades Cristãs do Maranhão (FECMA), nos últimos dias 26 e 27 de janeiro.

A programação de ações da caravana contou com mutirão de catarata, atendimento de saúde da mulher, exames médicos, assistência social, psicológica, nutricional, consultas odontológicas, orientação jurídica, audiências de conciliação, orientação sobre registros de imóveis, entre outras ações.

“Esse é um movimento muito importante para toda sociedade, principalmente, por trazer o ensino superior, a nossa Uema, para dentro dessa ação. Nossos cursos têm condições de contribuir com esse tipo de ação e de interagir da melhor forma com a sociedade”, celebrou o reitor da Uema, professor Walter Canales.

O evento é uma realização das Igrejas Evangélicas com apoio da senadora Eliziane Gama, Governo do Estado e Prefeitura de Bacabal. A ação social também conta com a parceria de instituições como Equatorial; Fiema; Senai; Defensoria Pública; Viva Cidadão; Tribunal de Justiça do Maranhão; UEMA, UFMA, IFMA; IEMA Bacabal; Unidade Regional de Educação; SINE; SEDES; SEMU; Inmeq; Superintendência Federal da Pesca; Sindicato e Colônia de Pescadores de Bacabal; Espaço Cultural Santa Terezinha; Academia Bacabalense de Letras, entre outros.

“Esse é o tipo de investimento que todo parlamentar precisa fazer: encaminhar investimentos para a universidade, para o ensino superior. Eu estudei na UFMA, que também é universidade pública, então nós temos esse dever. Investir no ensino superior é investir no futuro, nos professores e na sociedade”, disse a senadora Eliziane Gama, que, na ocasião, foi eleita simbolicamente como “madrinha do campus” pela equipe de gestão do Campus Bacabal.

A Universidade Estadual do Maranhão, constantemente, tem participado de ações comprometidas com o bem-estar e o progresso da sociedade maranhense. Seja por meio de programas de extensão, de programas de formação que levam conhecimento às populações mais distantes, até projetos de pesquisa que abordam questões sociais e ambientais relevantes. Dessa forma, a Uema demonstra um firme compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável e inclusivo do estado.