Universidade Estadual do Maranhão celebra a formação de mais de 4.300 profissionais em 2023

Por em 8 de janeiro de 2024

Ao longo do ano de 2023, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) trilhou um caminho de realizações, consolidando seu compromisso nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. O resultado desse esforço é evidente nos números expressivos de profissionais formados, que totalizam mais de 4.394 profissionais. Esse quantitativo demonstra o comprometimento da instituição em contribuir significativamente para o desenvolvimento educacional e social do estado do Maranhão.

Distribuição por modalidades:

Regular: 2.230 formandos

UemaNet: 1.071 formandos

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), criado em 1998, tem desempenhado um papel crucial na promoção de oportunidades de aprendizagem mediadas por tecnologia. O Uemanet tornou-se uma referência em educação mediada por tecnologias, compartilhando conhecimentos e expandindo oportunidades de aprendizagem.

Programa Ensinar: Formação de 1.037 educadores em 2023

O Programa Ensinar da Uema, com o objetivo de atender às demandas crescentes na formação docente para a educação básica, contribuiu significativamente para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do estado do Maranhão. Além de preparar os futuros educadores para os desafios profissionais, o programa também visa moldar valores pessoais, desempenhando um papel vital na transformação de vidas e no avanço educacional e social do estado.

PROETNOS: 56 profissionais formados para atender à diversidade étnica

O Programa de Formação Docente para atender à Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS) formou 56 profissionais dedicados a atuar nos territórios dos povos e comunidades tradicionais do estado. O programa, ao formar exclusivamente oriundos dessas comunidades, desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia territorial e na representatividade étnica no cenário educacional.

A Uema, ao formar uma gama diversificada de profissionais, evidencia seu compromisso com a educação inclusiva e de qualidade. O ano de 2023 foi marcado por realizações significativas, sinalizando um impacto duradouro na formação de uma geração capacitada e pronta para enfrentar os desafios do futuro.

Por: Karla Almeida

Foto: Luis Paulo