Universidade Estadual do Maranhão comemora êxito no PAES 2024: Preenchimento de 88,88% das vagas ofertadas

Por em 15 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (SUCONS), celebra os resultados positivos alcançados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2024. O grande destaque deste ano é o expressivo índice de preenchimento, atingindo 88,88% das vagas disponíveis, o que representa a entrada de 4.882 novos estudantes em diversos cursos ofertados pela Uema e UemaSul.

Comparado ao ano anterior, onde apenas 76,46% das vagas foram ocupadas, resultando em cerca de 4.000 candidatos aprovados, o aumento na taxa de ocupação demonstra não apenas a alta procura pelos cursos, mas também a confiança dos estudantes na qualidade do ensino proporcionado pelas instituições. Mais de 50 mil candidatos se inscreveram para concorrer a um total de 5.493 vagas, distribuídas entre os 20 campi da Uema e os três campi da UemaSul.

Outro dado especialmente relevante, em relação ao PAES 2024, é que 76,61% dessas vagas foram conquistadas por candidatos provenientes de escolas públicas, evidenciando o compromisso social da Uema em promover a inclusão e democratização do acesso ao ensino superior.

A Superintendente de Concursos e Seletivos da Uema, Cristiane Pestana, enfatizou a satisfação ao observar o sucesso do PAES 2024: “Entregamos o resultado do PAES 2024 no último dia 11, quinta-feira, e ficamos muito satisfeitos ao perceber que 88% das vagas foram preenchidas. É um total de 4.882 vagas, das 5.493 ofertadas no edital para as duas universidades. E também nos deparamos com um dado significativo, que foi o preenchimento dessas vagas em 76,61% por candidatos que são egressos da rede pública.”

O aumento na taxa de ocupação das vagas e no número de inscritos fortalece a posição da Universidade Estadual do Maranhão como referência no cenário educacional do estado. A comunidade acadêmica e a sociedade em geral aguardam com entusiasmo a chegada desses novos estudantes, que certamente contribuirão para o enriquecimento do ambiente acadêmico e para o fortalecimento da excelência educacional da instituição.

A Uema reafirma seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e cidadãos engajados, contribuindo para o desenvolvimento do estado do Maranhão. O sucesso no PAES 2024 é mais um capítulo dessa trajetória de excelência educacional, e a universidade continua firme em seu propósito de oferecer oportunidades de ensino superior de qualidade para todos.

Por: Karla Almeida