Universidade Estadual do Maranhão destaca seus 13 Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ com nova aba de acesso público

Por em 11 de janeiro de 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) anunciou recentemente a criação de uma nova aba em seu site, voltada para a publicização dos bolsistas produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) da Uema. A iniciativa visa valorizar o trabalho dos pesquisadores que se destacaram em suas áreas e foram contemplados nas Chamadas CNPq – Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Produtividade em Pesquisa Sênior, todas vigentes.

Compreendem-se como bolsista de produtividade em pesquisa aqueles pesquisadores cuja atuação tenha resultado produção publicada em quantidade e qualidade que os destaquem em relação à realidade da área e de sua subárea específica. Esses bolsistas caracterizam-se também por contribuições expressivas na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, inovação, exercício de coordenação ou participação em projetos de pesquisa, participação em atividades editoriais, e atividades de gestão científica e de administração de instituições e núcleos de excelência científica e tecnológica.

O CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou, no fim de dezembro, o resultado preliminar da Chamada CNPq nº 09/2023. A Uema teve 6 pesquisadores contemplados na modalidade Produtividade em Pesquisa, destinada aos que se destacaram entre seus pares, valorizando sua produção científica.

O objetivo da chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. Além disso, busca incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, selecionando projetos de pesquisa que considerem o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

A Uema celebra a contribuição significativa desses profissionais para o avanço do conhecimento em suas áreas. Acesse a aba dedicada aos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa-CNPQ da Uema aqui e conheça mais sobre o trabalho desses pesquisadores.

Por: Karla Almeida