Campus Balsas realiza Seminário de Pesquisa em Linguagens

Por em 27 de fevereiro de 2024

O Departamento de Letras da Uema, Campus Balsas, realizou nos dias 26 e 27 de fevereiro, o SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUAGENS – SEMPEL. O objetivo é reunir investigações voltadas à temática LINGUAGENS, IDENTIDADES E INCLUSÃO. Apresentações e debates a partir de palestras, bancas com apresentações orais de recortes de pesquisas em andamento ou concluídas de alunos do Curso de Letras Licenciatura da Uema, mesas redondas e lançamento de livros, uma série de eventos estão constituindo esse seminário, de forma presencial, na Uema- Campus Balsas. A Comissão Organizadora é formada por todos os professores do Departamento de Letras, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Ana Patrícia Sá Martins.

No primeiro dia , houveram os seguintes Simpósios: “Estudos da Linguagem e Variação”, coordenado pelas professoras Profa. Dra. Maria Célia Dias de Castro, Profa. Dra. Marta Helena Facco Piovesan e Profa. Me. Merivan Pereira de Sá; “Estudos da Literatura e Interculturalidade”, coordenado pelas, Profa. Dra. Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Profa. Dra. Marta Helena Facco Piovesan, Profa. Elisângela Campos de Oliveira, e pelo Prof. Dr. José Ailson Lemos de Souza; “Estudos do Texto e Práticas de Letramento”, coordenado pelas professoras Profa. Dra. Ana Patrícia Sá Martins, Profa. Dra. Laira de Cássia F. B. Maldaner, Profa. Me. Antônia Aparecida Pereira Borges e pelo Prof. Dr. Melquíades Pacelli. Pela noite houve Mesa redonda I “Pesquisas nos estudos com a linguagem: (des)construções”. Com os professores pesquisadores do Departamento de Letras – Uema/Campus Balsas e Lançamento de livros

Nesta terça-feira (27) está ocorrendo os seguintes minicursos  “Psicanálise e Educação: Contribuições da Psicanálise para o Desenvolvimento Humano”, ministrado pela Profa. Me. Merivan Pereira de Sá (Uema-Balsas); “Léxico: Nível Linguístico de Representação do Universo Vocabular dos Povos”, ministrado pela Profa. Dra. Maria Celia Dias de Castro (Uema-Balsas) e Profa Dra. Marta Helena Facco Piovesan (Uema-Balsas); “A Gramática da Língua Inglesa por Meio de Textos”, pelo Prof. Dr. José Ailson Lemos de Souza (Uema-Balsas); e “Como Funciona a Oficina de Escrita Criativa a Partir do Game RPG?, pela Profa. Dra. Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (Uema).

Ainda hoje ocorrerá a  Mesa redonda II “Diálogos e Práticas: Rodas de conversas com alunos egressos” e ainda lançamento do e-book com a síntese das pesquisas realizadas na Aula Inaugural do semestre 2024.1.

Por: Ascom, com informações do Campus Balsas