Campus Timon da Uema: 20 anos de contribuição educacional

Por em 27 de fevereiro de 2024

No ano de 2004, ocorreu um marco na cidade de Timon – MA, quando foi estabelecido o Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), conhecido como Centro de Estudos Superiores de Timon – CESTI. Antes dessa importante iniciativa, os estudantes timonenses enfrentavam a necessidade de se deslocar para outras cidades, como Caxias ou Teresina, em busca de acesso ao ensino superior. Essa história de progresso educacional, que completa duas décadas, foi um divisor de águas, proporcionando oportunidades para a comunidade local.

O impulso para a concretização desse projeto veio com o apoio da então Deputada Estadual Socorro Waquim, que apresentou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão, visando à criação de um Centro de Estudos Superiores em Timon. Esse projeto foi aprovado e transformado na Lei n⁰ 8.111, datada de 06 de maio de 2004, pelo governador José Reinaldo Tavares e com a liderança do então reitor da Uema, Prof. Waldir Maranhão.

A partir de então, o Campus da Uema em Timon desempenhou um papel crucial na consolidação da identidade maranhense, enriquecendo as raízes culturais locais e trazendo benefícios tangíveis para a população de Timon. Em 2005, o campus realizou seu primeiro vestibular, marcando o início das atividades acadêmicas em 18 de julho daquele ano. Os cursos de Pedagogia e Letras foram os pioneiros, oferecendo 40 vagas para cada curso.

“A partir do momento em que há uma universidade estadual instalada em Timon, através do Centro de Estudos Superiores, nasce uma nova esperança, uma nova realidade, uma nova perspectiva…”, afirmou a professora Socorro Waquim, celebrando os 10 anos da criação do campus em 2014. Essas palavras ecoam a importância que a instituição teve na comunidade, representando não apenas um local de aprendizado, mas também um símbolo de progresso e desenvolvimento para a região.

Ao longo de duas décadas, o Campus da Uema em Timon se firmou como uma instituição de excelência acadêmica e relevância social. Não apenas oferece educação de qualidade, mas também capacita profissionais que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do município. À medida que comemora seu vigésimo aniversário, o campus reafirma seu compromisso com a educação e o progresso contínuo de Timon e região.

Por: Karla Almeida

Foto: Luis Paulo