Campus Uema Balsas realiza feira acadêmica “Aprendendo com o Agro”

Por em 23 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio dos alunos do 3º período do Curso de Agronomia do Campus Uema Balsas, realizou, nesta quinta-feira (22), uma feira referente ao projeto de extensão “Aprendendo com o Agro: popularização da anatomia e fisiologia aplicada à produção animal”, sob a coordenação da professora Dra. Carla Fonseca.

O objetivo dos estudos apresentados pelos alunos foi relacionar a importância da Anatomia e Fisiologia na criação dos animais de produção e popularizar a Anatomia e Fisiologia aplicada à produção animal.

De forma didática, os alunos puderam expor ao público discente, docente, técnicos e aos demais colaboradores a importância do conhecimento técnico sobre a forma, a estrutura e o funcionamento do organismo com aplicação prática na criação dos animais de produção. Temas como sistema respiratório, sistema digestivo dos monogástricos, sistema digestivo dos ruminantes, sistema urinário, sistema reprodutor feminino e sistema reprodutor masculino foram discutidos.

Durante a feira, os alunos abordaram um dos grandes desafios da pecuária moderna, relacionado à exploração do potencial genético do animal, tanto no aspecto produtivo quanto reprodutivo, por meio da máxima eficiência na produção animal, atendendo às necessidades de manejo, sanidade, genética, nutrição, ambiente e bem-estar animal.

Nesse contexto, a feira exerce um papel fundamental ao fomentar o entendimento do animal e seu funcionamento e demonstrar como, a partir desse conhecimento técnico, é possível aperfeiçoar e atender às suas exigências de criação e, consequentemente, ao mercado cada vez mais exigente.