Campus Uema Balsas realiza primeira edição da ‘AGRONIGHT: insides e inovações na agronomia’

Por em 22 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do Campus Uema Balsas, realizou na noite desta quarta-feira (21), a primeira edição do ‘AGRONIGHT: insides e inovações na agronomia’. O evento marcou a noite da comunidade agronômica, reunindo pesquisadores doutores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS e entusiastas para uma noite dedicada ao avanço das ciências agrárias. Sob a organização dos Prof. Dr. Alan Mario Zuffo e Prof. Francisco Charles dos Santos e com a presença da Diretora do Campus, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Maria Célia Dias de Castro, a conferência abordou temas cruciais, desde inovações em fertilizantes até a aplicação de aprendizado de máquina na agricultura.

Dentre os objetivos alcançados pelo evento, o Agronight destacou progressos significativos no desenvolvimento de fertilizantes, incluindo formulações avançadas e tecnologias de liberação controlada, visando eficiência e redução de impactos ambientais. Foram abordadas práticas de fertilização que promovem a saúde do solo, minimizam a lixiviação de nutrientes e reduzem a dependência de químicos sintéticos, ressaltando a importância da sustentabilidade na agricultura moderna.

Durante o evento, também foi discutido a importância do manejo integrado, combinando o uso eficiente de fertilizantes com práticas agrícolas inovadoras para otimizar a produtividade e sustentabilidade, além das inovações em fenotipagem, como a fenotipagem de alta precisão e a aplicação de aprendizado de máquina na análise de dados de fenotipagem foi um dos temas mais discutidos, demonstrando seu potencial para identificar padrões e prever comportamentos de culturas.

A palestra principal do evento, que aborda inovação e tecnologia de fertilizantes, foi proferida pelo Dr. Rafael Felipe Ratke, e “Fenotipagem de Alta Precisão e Aprendizagem de Máquina em Culturas Agrícolas”, proferida pela Dr.ᵃ Dthenifer Cordeiro Santana. As sessões forneceram percepções sobre o estado atual da tecnologia agrícola, como também inspirou participantes a explorar novas direções e possibilidades em suas próprias pesquisas e práticas agrícolas.