Centro Acadêmico e Ligas do Curso de Medicina do Campus Caxias realizam projeto “CAMABA na rua”

Por em 29 de fevereiro de 2024

O projeto “CAMABA na rua”, desenvolvido pela parceria entre o Centro Acadêmico de Medicina Aluízio Bittencourt de Albuquerque (CAMABA) e as Ligas Acadêmicas de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), teve como propósito integralizar a sociedade caxiense com temas de saúde por meio de um evento na Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada). As atividades ocorreram no dia 24 de fevereiro. Os objetivos incluíram promover aprendizado ativo sobre saúde, estimular a participação da comunidade, desenvolver campanhas de conscientização e integrar estudantes de Medicina em atividades práticas, aproximando-os da comunidade e promovendo uma troca de conhecimentos.

O presidente do CAMABA, Aluízio de Freitas, falou: “O projeto se justifica pela necessidade de criar um ambiente propício para a integração da comunidade com conceitos essenciais de saúde. A aprendizagem ativa, com oficinas práticas de primeiros socorros e anticoncepção, visa fortalecer a retenção do conhecimento, enquanto espaços interativos durante palestras e oficinas que incentivam a participação ativa da comunidade, criando um ambiente dinâmico e enriquecedor”, explicou.

Antônio Medeiros, um dos diretores do centro acadêmico que estava na organização, se pronunciou: “As campanhas de conscientização abordam temas específicos como risco cardiovascular, cefaleias, anticoncepção e leucemias, buscando aumentar o conhecimento da comunidade e promover hábitos saudáveis. A integração de estudantes de Medicina em atividades práticas não apenas aproxima esses futuros profissionais da comunidade, mas também propicia uma valiosa troca de conhecimentos”, destacou.

Houve a apresentação do projeto, reunião com representantes das ligas acadêmicas, distribuição de panfletos e, no dia do evento, palestras abordando temas específicos de cada liga acadêmica, além de aferição de pressão e glicemia. Em resumo, o “CAMABA na rua” representa uma iniciativa estratégica para aproximar a sociedade caxiense de questões cruciais de saúde, utilizando métodos educativos inovadores e fomentando uma relação benéfica entre estudantes de Medicina e a comunidade, com potencial de gerar impactos positivos duradouros na promoção da saúde local.

Ligas participantes e respectivos orientadores:

LAONCO (Liga Acadêmica de Oncologia): Rivaldo Lira Filho

LATECA (Liga Acadêmica de Trauma e Emergência de Caxias): Dr. Af Ali Uthant Moreira da Lima Costa

LACARDIO (Liga Acadêmica de Cardiologia de Caxias): Antônio Higo Rego Abreu

LAGIO (Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia): Dr. Sinésio Torres Junior

LANNC (Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Caxias): Irene Sousa da Silva.

Por: Emanuel Pereira, Campus Caxias