Festival Guarnicê de Cinema convida alunos da Uema a inscreverem-se em Mostra Universitária

Por em 27 de fevereiro de 2024

Nesta terça-feira (27), o Festival Guarnicê de Cinema revelou uma novidade para sua 47ª edição: a introdução da Mostra Universitária, composta exclusivamente por produções de estudantes maranhenses matriculados em instituições de ensino superior. O objetivo da Mostra é destacar a produção cinematográfica desses estudantes, oferecendo-lhes um novo espaço para divulgação e reconhecimento de seus trabalhos.

As inscrições para a mostra são gratuitas e estão disponíveis até 23 de março, por meio do link guarnice.ufma.br, abrangendo duas categorias: curtas-metragens e videoclipes. Os interessados devem se atentar para os critérios estabelecidos, como a aceitação de filmes concluídos a partir de junho de 2022, permitindo a inscrição de no máximo dois trabalhos por pessoa, com idade mínima de participação de 18 anos. O regulamento completo está disponível no formulário de inscrição.

Uma comissão julgadora designada pela organização do Festival Guarnicê de Cinema será responsável por avaliar os filmes inscritos. Após a avaliação, o evento divulgará as obras aptas para a competição, em que os concorrentes disputam o Troféu Guarnicê nas categorias de melhor videoclipe e melhor curta-metragem.

Além da Mostra Universitária, o Guarnicê também está aceitando inscrições para suas mostras principais, abrangendo videoclipes, longas e curtas-metragens nacionais e maranhenses, através do endereço guarnice.ufma.br.

Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), também estão convidados a participar do Festival Guarnicê de Cinema. A Mostra Universitária oferece uma oportunidade para destacar e compartilhar talentos cinematográficos, contribuindo para o enriquecimento cultural do evento

O Festival Guarnicê de Cinema é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é o quarto festival de cinema mais antigo do país. Desde 2020, o evento é realizado em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e transmissão virtual pela plataforma de streaming CineGuarnicê. Na última edição, o festival atraiu quase 60 mil espectadores, tanto na programação presencial quanto online.