Núcleo de Esporte e Lazer da Uema tem novo coordenador

Por em 22 de fevereiro de 2024

O Núcleo de Desporto e Lazer (NEL), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão  (Uema) tem um novo coordenador para os próximos anos, que é o administrador José Ribamar Soares Filho.

O NEL tem, por princípio, desenvolver e estimular atividades de extensão sobre temáticas relacionadas à saúde, à atividade física, lazer e às dimensões sociais do esporte – educação, participação e competição – em seus espaços acadêmicos, de forma permanente e indissociável do ensino e da pesquisa.

Segundo a Resolução de sua criação, homologada pelo Consun, o núcleo objetiva, sobretudo, oportunizar a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer para a comunidade interna e externa da Uema. Além disso, oferece a jovens, adultos e idosos a prática de atividades físicas e esportes, contribuindo para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, físico e motor dos participantes. Está aberto para estabelecer convênios com outras instituições, universidades públicas e privadas, organizações não governamentais e entidades afins, mantendo a finalidade acadêmica da pesquisa e da extensão.

Conforme esclarece a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Ilka Serra,  o NEL realiza um importante trabalho na Uema e pretende difundir o esporte voltado principalmente para as necessidades da comunidade acadêmica e proporciona o lazer como uma cultura saudável, visando o desenvolvimento sustentável que pensa o esporte como uma perspectiva do viver melhor. “É nesse sentido que a Proexae tem envidado todos os esforços para que a nossa comunidade acadêmica se desenvolva físico e mentalmente”, declara a professora.

De acordo com Ribamar Soares, a intenção é implantar uma filosofia de trabalho que venha alcançar toda a comunidade universitária na prática do esporte, no sentido de oferecer melhor qualidade de vida a todos que estão inseridos nos quadros da universidade. “A meta é ter as comunidades universitária e do entorno alinhadas no cuidado à saúde, por meio das atividades desenvolvidas”, informa o coordenador.

Soares enfatiza que é prioridade dessa gestão, incentivar a comunidade para o esporte como um estilo de vida saudável. Para isso, ele comenta que está esperançoso que num futuro próximo a Uema esteja desenvolvendo suas atividades esportivas não como práticas comuns e rotineiras, mas efetivas e necessárias para a saúde física e mental da população.

ESTRUTURA

O Núcleo de Desporto e Lazer da Uema possui os seguintes dispositivos que estão à disposição da comunidade:

Público Alvo

Grade de atividades