Organizado pela Uema e instituições parceiras, Maranhão sediará o ‘VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia’

Por em 7 de fevereiro de 2024

O Simpósio Brasileiro de Acarologia (SIBAC) é um evento que reúne profissionais de todas as regiões do Brasil. Tem se consolidado como o principal evento de discussões e troca de experiências sobre a Acarologia Nacional e Internacional contribuindo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, e inovação tecnológica na área agrícola e pecuária do país, com foco no desenvolvimento sustentável.

As edições do SIBAC, geralmente acontecem a cada dois anos, e as edições anteriores foram realizadas em quatro estados brasileiros:  Minas Gerais (I e II SIBAC em 2006/2008), São Paulo (III e V SIBAC em 2011/2015), Rio Grande do Sul (IV SIBAC em 2013), Goiás (VI SIBAC em 2018), e o VII foi realizado de forma virtual em 2021, em virtude da Pandemia Covid 19.

Em 2024, o VIII SIBAC será sediado pela capital do Maranhão, São Luís e terá como tema a “Acarologia e Biodiversidade: Da Inovação à Sustentabilidade”. Este evento nacional, contará com pesquisadores de outros países, dos quais mantêm parcerias com pesquisadores e universidades brasileiras.

Nessa edição, a programação científica está sendo elaborada com intuito de abordar temas relevantes e atuais para propiciar um ambiente produtivo de discussões e intercâmbio científico e tecnológico dentro da temática.

A presidente da comissão organizadora do VIII SIBAC e professora do Curso de Agronomia da Uema, Ester Amaral, expressou a importância do Maranhão sediar essa edição do evento. “Entendo que por ser este evento o maior fórum nacional de discussão sobre a acarologia nacional e um dos mais importantes do mundo, reunirá os mais renomados acarologistas do Brasil e também da América latina (que estarão debatendo temas atuais e inovadores na área da acarologia). Assim a comunidade maranhense terá oportunidade de obter informações de alto nível sobre o assunto, favorecendo a ampliação dos conhecimentos de profissionais do setor agropecuário e áreas afins, produtores, criadores, técnicos, estudantes de pós- graduação e graduação do Maranhão e demais estados brasileiros. Ainda oferecerá uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e networking. O conhecimento acarológico, devido à sua natureza interdisciplinar e multissetorial, tem muito a contribuir com os desafios apresentados para o setor agropecuário brasileiro e do Maranhão, aliando soluções inovadoras à sustentabilidade ambiental. Acrescenta-se que um evento de relevância como esse ainda permitirá a movimentação da economia maranhense bem como a geração de emprego e renda”,disse.

A professora, na ocasião, também falou sobre a importância da Uema fazer parte desse evento. “Acredito que um evento dessa magnitude sendo organizado pela UEMA, e parceiros (UFMA e IFMA), coloca a nossa universidade em destaque nacional como interessada em proporcionar troca de conhecimentos entre os pesquisadores e nossa comunidade acadêmica oportunizando atualização sobre temas relevantes e atuais, motivando alunos de graduação e pós graduação a desenvolverem pesquisas e aprenderem a buscar por soluções sustentáveis para essa área de crescente importância científica e econômica. A meu ver a Uema entende que o SIBAC será uma plataforma de integração entre instituições de pesquisa e educação, setor público e privado, com potencial de estimular a formação de uma geração altamente qualificada de pesquisadores do estado do Maranhão interessados na temática da Acarologia”, expressou.

O simpósio acontecerá entre os dias 23 a 36 de junho, das 8h às 22h, no Hotel Rio Poty, e conta com palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

O prazo para submissão de trabalhos em uma das áreas temáticas vai até dia 1 de março, através do link even3.com.br/viiisibac.

As inscrições podem ser realizadas através do link even3.com.br/viiisibac.

Por: Karolynne Sodré