Aprovados no PAES 2024: Tudo que o futuro calouro precisa saber sobre a matrícula

Por em 19 de fevereiro de 2024

Após a aprovação no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do PAES 2024, os próximos passos são cruciais para garantir sua vaga e iniciar sua jornada universitária. Aqui estão algumas respostas para as dúvidas mais comuns sobre o processo de matrícula para os calouros do primeiro semestre:

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quando começam as matrículas para os aprovados no Paes 2024?

19 a 23 de fevereiro de 2024. Esse é o período de matrículas dos candidatos calouros que vão ingressar no primeiro semestre de 2024.

Quando começa o período letivo do primeiro semestre de 2023?

As aulas do primeiro semestre começam dia 1º de abril de 2024.

Passei no vestibular da Uema, mas não tenho mais disponibilidade para o turno da vaga que me candidatei. É possível trocar?

Não, caso não compareça para efetuar a matrícula no curso e turno escolhido, você perde a vaga! Art. 141 do Regimento dos Cursos de Graduação da Uema.

Em quais horários poderão ser feitas as matrículas?

As matrículas poderão ser feitas das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no prédio do curso que o candidato foi aprovado.

Para fazer a matrícula posso levar apenas o diploma ao invés do certificado do Ensino Médio?

Para efetivação da matrícula, será exigido, entre outros documentos, o certificado de Ensino Médio com Histórico Escolar (original e cópia) com visto da Inspeção Escolar ou carimbo de isento do Conselho Estadual de Educação. Verifique no edital a lista completa com a documentação necessária.

Quando começam as matrículas de quem foi aprovado para o segundo semestre de 2024?

Para o segundo semestre, as matrículas estão previstas para o período de 1º a 5 de julho de 2024. Início do segundo semestre está previsto para 9 de setembro.

Quando sai a lista de excedentes do Paes 2024?

A divulgação da lista de excedentes não possui uma data definitiva, uma vez que ocorre após a chamada regular dos aprovados e conforme a disponibilidade das vagas não preenchidas. O candidato deve ficar atento ao site da Uema.

Fui aprovado no Paes 2024. Posso fazer minha matrícula online?

Não, todas as matrículas só podem ser feitas presencialmente, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, na secretaria do curso para o qual o candidato foi aprovado.

Por fim, lembre-se de que a matrícula é apenas o primeiro passo dessa jornada, aproveite essa nova fase em sua vida acadêmica!

Por: Karla Almeida