Pró-reitora da Proexae representa a Uema em evento na Assembleia Legislativa

Por em 23 de fevereiro de 2024

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professora Ilka Serra, representou a instituição, na manhã desta sexta-feira, 23, no Seminário Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

O seminário tem como objetivo destacar a importância do “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, abordando a necessidade de promover a igualdade de gênero e a inclusão no campo científico, além de inspirar e encorajar mulheres e meninas a seguirem carreira na ciência.

Na ocasião, a professora deu sua contribuição ao participar da Mesa Redonda 1 – Eixo Gestão e Educação em Saúde -, quando discutiu o tema “Mulheres: Onde, como e quando tiverem direito e voz na sociedade?”, destacando o potencial da mulher que empreende desde os primeiros passos na vida, passando pelo processo educacional e científico até o sucesso na carreira profissional.

A pró-reitora explica que nos últimos anos, o gênero feminino tem avançado profissionalmente em diversos campos de trabalho. “Eu fico muito honrada ao representar a Uema neste evento, primeiro por ser uma mulher que está na gestão e, também, por ter participado de toda uma jornada dentro da universidade, convivendo em laboratórios desde a graduação, desenvolvendo pesquisa em várias áreas das ciências agrárias, que até então eram específicas para homens”, disse a professora.

E acrescentou: “É importante compreender que é um seminário de grande relevância para o nosso estado, que veio enaltecer o papel das meninas na ciência, e, nessa condição,  a Uema com sua expertise pode muito contribuir com o tema junto à sociedade”.

Ela finaliza dizendo: “Louvo a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Uema e outras secretarias, no sentido de dá visibilidade à mulher maranhense, que tem deixado sua marca no desenvolvimento do Estado do Maranhão, por meio da pesquisa, da extensão e da gestão comprometida e séria”.

o seminário mulheres e meninas na ciência, visa a comemoração do dia internacional, que foi instituído em 2015 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidades (ONU). Em diversos países do mundo são promovidas atividades que destacam o papel e as contribuições fundamentais das mulheres nas áreas da ciência e da tecnologia.

Acompanharam a pró-reitora no evento, as assessoras da Proexae, Eliza Flora Muniz e Janailde Pinto.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho