Professores e Pesquisadores da UFMS e Uema avaliam experimentos na estação de pesquisa Accert em Balsas

Por em 26 de fevereiro de 2024

Professores e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizaram uma visita ao Campus de Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em uma iniciativa inovadora de colaboração acadêmica. A equipe, composta pelos renomados professores Dr. Rafael Felippe Ratke e Dr. Cid Naudi Silva Campos, juntamente com as talentosas pesquisadoras Dra. Dthenifer Cordeiro Santana e Msc. Natielly Pereira da Silva, teve como objetivo avaliar uma série de experimentos desenvolvidos em parceria com o Professor Dr. Alan Mario Zuffo, destacado pesquisador da Uema.

Durante a visita, os alunos da Uema e o Prof. Dr. Francisco Charles dos Santos Silva também contribuíram significativamente para a avaliação dos experimentos e para a troca de experiências, fortalecendo assim os laços entre as instituições de ensino superior. A colaboração promissora demonstra o potencial e a importância da união entre universidades de diferentes regiões do país em prol do avanço científico e acadêmico.

Esta colaboração interinstitucional destaca o compromisso das universidades com a pesquisa científica e a inovação. Os experimentos, que fazem parte de um projeto maior aprovado pelo CNPq denominado “Tecnologias integradas ao uso de remineralizadores com microrganismos em sistemas integrados de cultivo”, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Felippe Ratke (UFMS), onde visa contribuir significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

A visita permitiu que os pesquisadores da UFMS trocassem experiências e compartilhassem conhecimentos com seus colegas da UEMA, fortalecendo os laços acadêmicos entre as duas instituições.

Os pesquisadores da UFMS trouxeram os aparelhos IRGA LI-6400XT da LI-COR, que é um sistema portátil cuja função principal é medir a taxa de fotossíntese das plantas, a condutância estomática, a concentração interna de dióxido de carbono (CO2) nas folhas e a transpiração e o aparelho EGM-5, que é um analisador portátil de CO2, cuja função principal é medir a concentração de CO2 no ar.

Os visitantes da UFMS também ministraram palestras no evento “Agronight: Insights e Inovações na Agronomia”. Estudantes e professores de ambas as instituições ressaltaram a importância de tais parcerias para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de servirem como um excelente exemplo para outras universidades brasileiras.

Por: Campus Uema Balsas

Fotos: Campus Uema Balsas