Reitor da Uema recebe visita de comandantes do Exército Brasileiro e discutem Acordo de Cooperação

Por em 27 de fevereiro de 2024

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales Sant’Ana recebeu, na tarde dessa segunda-feira, 26, no gabinete da Reitoria, o general do Exército Brasileiro e comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva – Foz do Amazonas, Roberto Furtado Batista, acompanhado do coronel Bruno Krepke Peixoto, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva – São Luís, e do capitão Antonio Carlos Rocha Costa, também  do 24º Bis.

Durante a reunião, onde foi desenhado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Uema e o Exército, o professor Walter Canales fez uma explanação em que mostrou o potencial da universidade, no sentido de contribuir com o acordo nas áreas da saúde, engenharia, educação e meio ambiente.

Conforme explica o reitor, a vinda do general Furtado à Uema visa coroar a fase inicial que pode ser chamada de aproximação institucional, já pensada em reunião anterior. “A partir de agora, vamos ter encontros mais objetivos para delinear ações que teremos em conjunto, com foco nas áreas de atuação do exército, como é o caso do 24º Bis e da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, com a participação de nossos estudantes das áreas de saúde, engenharia, meio ambiente e educação, dando nossa contribuição em projetos que o exército realiza no Maranhão e na região amazônica”,  disse o reitor.

Para o general Furtado, o principal objetivo do encontro foi estreitar as relações entre o Exército e o meio acadêmico, sendo a Uema uma referência, onde várias ações poderão ser desenvolvidas em parceria que, certamente, irão apresentar entregas significativas à sociedade. “A ideia é priorizar, entre elas, o atendimento médico e odontológico às comunidades carentes, ações que poderão ser desenvolvidas durante as operações que o Exército realiza em treinamentos aqui no estado, com a participação de acadêmicos, coordenados por profissionais do Exército, como também a exploração de energias renováveis e outras”, frisou o general.

Já na avaliação do coronel Peixoto, o 24° Bis e o Exército Brasileiro buscam, por meio da parceria com a Uema, ampliar suas ações no estado. Segundo ele, a procura pelo meio acadêmico é importante para estreitar os laços e mostrar um pouco do que o Exército realiza. ”Essa cooperação pode vir por meio de ações cívico sociais (ACISO), empregando meios e pessoal do batalhão e da Uema”, ressalta o coronel.

Ainda participaram da reunião, o chefe de gabinete da Reitoria, prof. José  Sampaio de Mattos Júnior; a assessora chefe da Reitoria, professora Fabíola Santana; a assessora chefe Eliza Flora Muniz, representando a Proexae; a coordenadora de Convênios da Proplad-Uema, Roberta Reis; o sargento do Exército, James Franck de Assis Lopes; e assessores.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho