Resultado parcial de edital para alunos da Uema é divulgado; recursos podem ser submetidos até quarta (7)

Por em 6 de fevereiro de 2024

Foi divulgado o resultado do edital nº 17/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) do qual puderam participar alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e engenharias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A divulgação do resultado parcial foi feita no dia 2 de fevereiro e o prazo para o envio dos recursos, via Patronage, será até esta quarta-feira (7).

As chamadas trazem oportunidades para a área de saneamento, com atuação na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), contemplando profissionais da capital e de vários municípios do interior. O público-alvo é de graduados nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Computação e Arquitetura e Urbanismo. Veja o resultado parcial clicando aqui.

O edital apoia o Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, no âmbito da Linha de ação “Mais Qualificação” e são fruto de parceria da Fapema com a Caema, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Para as chamadas, o Governo do Maranhão vai investir mais de R$ 5,8 milhões.

Qualificar e empregar

Foram investidos R$ 2,5 milhões no Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, edital voltado a graduados e que destinará 46 bolsas; e mais R$ 3,3 milhões no Programa Trainee em Saneamento, voltado a estudantes de cursos técnicos do Iema, que vai ofertar 89 bolsas, totalizando 135 bolsas nos dois editais.

Os selecionados no programa trainee receberão bolsa de R$ 2,5 mil e os selecionados no edital de aperfeiçoamento em saneamento, R$ 4 mil, pelo período de 12 meses. Em caso de selecionados que residam em cidades distantes da unidade de atuação, o governo vai garantir ajuda de custo de R$ 1,5 mil para instalação, em pagamento único; e mais R$ 500 para deslocamento, pelo período de 12 meses.

A Fapema vai realizar o processo seletivo, contratação e pagamento das bolsas aos selecionados, promovendo uma educação prática, supervisionada e orientada. Além das vagas imediatas, os editais vão disponibilizar cadastro de reserva para estudantes egressos da Uema, Uemasul e Iema.

“Estas chamadas vão garantir a formação prática, orientada e supervisionada por um profissional destas instituições, que são de grande credibilidade no estado”, reiterou Nordman Wall.