Reunião de alinhamento promove integração entre Uema e Ministério Público: Impulsionando a inovação tecnológica

Por em 8 de fevereiro de 2024

Na última terça-feira, dia 6 de fevereiro, ocorreu uma reunião de alinhamento entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA). O encontro reuniu orientadores e bolsistas contemplados no EDITAL N.º 57/2023-PPG/UEMA PIBITI FAPEMA, marcando uma nova etapa na colaboração entre a academia e o setor público em prol da inovação tecnológica. O intuito foi impulsionar a inovação tecnológica e promover avanços significativos no desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

A reunião teve início com as palavras do reitor da Uema, Walter Canales, que destacou a importância da colaboração entre instituições para o progresso da ciência e da tecnologia. Em seguida, o Promotor de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, em nome do MPMA, enfatizou o papel fundamental do Ministério Público na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O professor Antônio Jacob, responsável institucional do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/UEMA, contextualizou o edital PIBITI-MPMA e deu espaço aos contemplados, que tiveram a oportunidade de apresentar resumidamente os objetivos de seus planos de pesquisa. Ao todo, foram apresentados 12 planos de trabalho, demonstrando o comprometimento e a diversidade de áreas de interesse dos participantes.

Além das apresentações individuais, os representantes do MPMA compartilharam as necessidades específicas da instituição e discutiram formas de colaboração mais estreita com os projetos de pesquisa em andamento. Novos encontros foram agendados para garantir o acompanhamento e apoio contínuo aos trabalhos desenvolvidos.

O EDITAL N.º 57/2023-PPG/UEMA PIBITI FAPEMA, realizado no final de 2023, foi um marco na seleção de projetos e orientadores do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) UEMA/FAPEMA. Este programa, estabelecido por meio do Acordo de Cooperação Técnica FAPEMA/UEMA n.º 03/2022 e da Portaria n.º 05/2023, representa um compromisso conjunto em fomentar a pesquisa e a inovação no estado do Maranhão.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, essa parceria entre a Uema e o MPMA é uma oportunidade única para expandir o impacto dos programas de iniciação tecnológica para além dos limites da universidade. Ele ressaltou a importância de pensar esses programas não apenas como atividades acadêmicas, mas também como serviços prestados à comunidade e como catalisadores do desenvolvimento de produtos inovadores.

Atualmente, o PIBITI está inserido na Marandu, devido ao seu foco em inovação tecnológica, enquanto a gestão do PIBITI junto ao CNPq permanece sob a responsabilidade da PPG. Essa dinâmica demonstra a amplitude e a complexidade das parcerias estabelecidas para impulsionar a pesquisa e a inovação em diferentes setores da sociedade.

O diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo – MARANDU/Uema, Antônio Roberto Serra destacou: “A articulação entre a universidade e órgãos como o Ministério Público enriquece a experiência dos estudantes, permitindo que eles enfrentem desafios do mundo real e contribuam para a solução de problemas concretos. Essa interação direta com diferentes setores da sociedade amplia a perspectiva dos estudantes, preparando-os de maneira mais abrangente para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para desenvolver soluções inovadoras. Ao alinhar os esforços de pesquisa com as demandas reais, o PIBITI desempenha um papel vital na promoção do desenvolvimento tecnológico e na geração de inovações que podem impactar positivamente diversos setores”.

“Espera-se que esse modelo de parceria inspire novas iniciativas semelhantes, incentivando outras instituições a buscarem colaborações interinstitucionais que fortaleçam a interação entre academia, setor público e privado. A promoção de sinergias desse tipo não apenas beneficia os estudantes, mas também contribui para o avanço científico, tecnológico e social como um todo”, enfatizou professor Antônio Roberto Serra.

Em suma, a reunião de alinhamento entre a Uema, o MPMA e os bolsistas do PIBITI representa um passo significativo rumo à construção de uma cultura de inovação e colaboração no estado do Maranhão. Essa parceria promete gerar resultados tangíveis que beneficiarão não apenas as instituições envolvidas, mas toda a comunidade maranhense, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico regional.

Por: Karla Almeida