Seminário de Pesquisas em Linguagens: Integração e debate no Campus Balsas da Uema

Por em 28 de fevereiro de 2024

Nos últimos dois dias, o departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Balsas, realizou um intenso intercâmbio de ideias, conhecimentos e reflexões durante o Seminário de Pesquisas em Linguagens – SEMPEL. O evento, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, nos turnos vespertino e noturno, teve como propósito central reunir investigações voltadas à temática “Linguagens, Identidades e Inclusão”.

Sob a coordenação geral da professora. Ana Patrícia Sá Martins, a Comissão Organizadora, composta por todos os professores do departamento de Letras, arquitetou um programa diversificado que contemplou diversas abordagens e perspectivas sobre a temática em foco. Palestras, bancas de apresentações orais de pesquisas em andamento ou concluídas por alunos do Curso de Letras Licenciatura da Uema, mesas-redondas e lançamento de livros foram algumas das atividades que marcaram o evento.

No primeiro dia, os Simpósios foram o ponto alto das discussões. Com os temas “Estudos da linguagem e variação”, “Estudos da literatura e interculturalidade” e “Estudos do texto e práticas de letramento”, coordenados pelos docentes do departamento, os participantes puderam explorar nuances e tendências contemporâneas em suas respectivas áreas de interesse.

À noite, a Mesa Redonda I, intitulada “Pesquisas nos estudos com a linguagem: (Des)Construções”, reuniu os professores pesquisadores do departamento de Letras para um diálogo instigante sobre os desafios e possibilidades no campo das pesquisas linguísticas. O momento também foi marcado pelo lançamento de livros.

O segundo dia do evento foi marcado pelos minicursos e pela Mesa Redonda II, “Diálogos e práticas: Rodas de conversas com alunos egressos”. Os minicursos abordaram temas que vão desde a Psicanálise e Educação até a Gramática da Língua Inglesa, oferecendo aos participantes oportunidades de aprofundamento em áreas específicas do conhecimento linguístico. Já a Mesa Redonda proporcionou um espaço para que ex-alunos compartilhassem suas experiências e perspectivas após a graduação, enriquecendo o debate com vivências práticas e reflexões sobre o mercado de trabalho e a continuidade dos estudos.

Além disso, há a previsão do lançamento de um e-book com a síntese das pesquisas realizadas na aula inaugural do semestre 2024.1, promovendo a disseminação do conhecimento produzido durante o SEMPEL.

O Seminário de Pesquisas em Linguagens – SEMPEL se destaca como um evento de grande relevância para os estudos acadêmicos da linguagem, proporcionando um ambiente propício para a troca de saberes, o fortalecimento de vínculos e o enriquecimento mútuo entre docentes, discentes e pesquisadores.

Por: Karla Almeida