Sete empresas juniores da Uema são premiadas em evento estadual

Por em 2 de fevereiro de 2024

Sete empresas juniores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram reconhecidas no Prêmio Maranhão Junior, que reconhece as empresas juniores federadas e as instituições de ensino que contribuíram para o desenvolvimento do empreendedorismo universitário. Dentro da Uema, as empresas juniores são acompanhadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae).

Empresas Juniores são organizações formadas por estudantes universitários que visam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Atuando sob orientação de professores e profissionais, essas empresas oferecem serviços e consultorias em diversas áreas, como administração, engenharia, design, entre outras. O objetivo principal é proporcionar aos estudantes experiência empreendedora, desenvolvimento de habilidades gerenciais e contato com o mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional dos jovens universitários.

No Prêmio Maranhão Junior 2023, as empresas da Uema reconhecidas na categoria “EJ’s Alto Crescimento em 2023”, que premia as empresas juniores que alcançaram suas metas de faturamento prevista para o ano, foram:

Ágil – Engenharia de Produção Uema;

Ágora – Engenharia Mecânica Uema;

Ajurí – Ciências Sociais Uema;

Engpesc – Engenharia de Pesca Uema;

Opus – Engenharia Civil Uema;

Sabio – Ciências Biológicas Uema;

Sacada – Arquitetura Uema.

Já na categoria “Colaborativas”, que premia as empresas que atingiram suas metas de projetos colaborativos no ano de 2023, sendo estes projetos executados em parceria com outras EJ’s, agentes do governo ou com mercado sênior, as vitoriosas foram:

Ágil – Engenharia de Produção Uema;

Ágora – Engenharia Mecânica Uema;

Ajurí – Ciências Sociais Uema;

Opus – Engenharia Civil Uema;

Sacada – Arquitetura Uema.

Por fim, na categoria “Inovadoras”, que reconhece as que atingiram suas metas de projetos inovadores, como projetos que apresentam mais de 10% da meta de faturamento e impactam nas Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), foi premiada:

Ágil – Engenharia de Produção Uema

No evento, a Uema foi representada pelas professoras Débora Garreto e Poliana Oliveira Cardoso, da Proexae, que receberam, em nome da universidade, um certificado de reconhecimento da Federação Maranhense de Empresas Juniores, em agradecimento as contribuições às Empresas Juniores no ano de 2023.

“A Uema, atualmente, possui 10 Empresas Juniores, que envolvem 126 discentes em seu quadro, experiência que complementa o trabalho dos professores em sala de aula, desenvolve habilidades e competências relacionadas a prática de desenvolvimento e gestão de projetos, trabalho em equipe e liderança permitindo com que os alunos ampliem a compreensão sobre o mercado de trabalho e as demandas das empresas. Além disso, este ano tivemos uma pós-júnior, da Sacada Arquitetura, a Maria Carolina Veras que em 2024 está no quadro de gestores da Maranhã Júnior, como presidente Executiva. É um orgulho para a UEMA, atestar a trajetória de crescimento e aperfeiçoamento dos nossos alunos, a Proexae vai continuar apoiando e fomentando este movimento que é de extrema importância para a universidade”, celebrou a professora Poliana Oliveira.