Uema abre inscrições para Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional

Por em 8 de fevereiro de 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) anunciou a abertura do Edital Nº 33/2024 para seleção de propostas ao Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional (BATI). O período de inscrições ocorrerá de 7 de fevereiro a 6 de março de 2024, conforme as disposições estabelecidas no edital.

O Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional tem como principal objetivo prover suporte técnico à execução de atividades de pesquisa, sejam elas de caráter científico, tecnológico ou de inovação, relevantes para a Uema. Além disso, busca contribuir para a realização de pesquisa científica e tecnológica ao fornecer pessoal técnico especializado exclusivamente para o desempenho de tarefas de apoio às pesquisas desenvolvidas na instituição.

Dentre as metas do programa, destaca-se atrair e viabilizar a permanência na Uema de técnicos com experiência e bom nível de conhecimento em suas áreas de atuação, que possam apoiar e contribuir com as atividades em projetos relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico da universidade. Além disso, visa apoiar as ações e os programas estratégicos da Universidade, incentivar e consolidar grupos de pesquisa cadastrados na base CNPq, fortalecer e consolidar os cursos de pós-graduação stricto sensu, bem como fortalecer as atividades de pesquisa desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa da instituição.

O programa está dividido em duas modalidades de bolsas:

As inscrições podem ser realizadas por submissão online através do endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: www.ppg.uema.br/?page_id=554. É importante ressaltar que somente o orientador participará do processo seletivo, e a indicação do bolsista ocorrerá após a divulgação do resultado final da seleção. Cada orientador poderá solicitar uma única Bolsa de Apoio Técnico Institucional.

As bolsas do Programa de Apoio Técnico Institucional terão vigência de 12 meses, visando proporcionar um apoio consistente e contínuo às atividades de pesquisa na Uema.

Este programa representa mais uma iniciativa da Uema em promover o avanço da pesquisa científica e tecnológica, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional e nacional. Os interessados em participar devem consultar o edital completo disponível no site da PPG/UEMA e seguir as instruções para inscrição dentro do prazo estabelecido.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema.

Por: Karla Almeida