Uema cresce em ranking que mede desempenho de universidades na web

Por em 19 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) aparece na 14ª posição entre as universidades estaduais e 85ª posição entre as instituições de ensino superior brasileiras avaliadas pelo espanhol Webometrics Ranking of World Universities, também conhecido como Ranking Web of World Universities. O Webometrics classifica as universidades com base nas iniciativas de acesso aberto e acesso eletrônico a publicações científicas e a outros materiais acadêmicos. Assim, o ranking identifica também a presença na rede de docentes e pesquisadores em suas diversas atividades.

Em relação a 2022, a Uema saltou quatro posições no ranking nacional, indo de 89º no final de 2022 para 85º no início de 2024. Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, o posicionamento da Uema no ranking reflete o trabalho da comunidade acadêmica.

“Esse resultado reflete o trabalho da comunidade acadêmica e se constitui como uma referência importante de uma avaliação externa, que de alguma maneira traduz os esforços da Uema nos últimos anos, no desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão”, celebra o pró-reitor da PPG.

Ao todo, mais de 1,2 mil instituições brasileiras foram avaliadas pelo Webometrics, que é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior organismo público de pesquisa na Espanha.

ranking avalia visibilidade, transparência e excelência acadêmica. A visibilidade tem peso de 50% na avaliação e leva em consideração o número de redes externas que conduzem de volta ao site principal da instituição. Transparência, responsável por 10% da nota, considera o número de citações dos dez autores mais relevantes de cada instituição no Google Acadêmico. O critério excelência acadêmica, com peso de 40%, avalia o número de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas.