Uema discute parcerias com representantes do Instituto Tukàn

Por em 20 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu na tarde desta terça-feira (20), a visita de representantes do Instituto Tukàn, o presidente, Silvio Guajajara e da diretora-executiva, Fabiana Guajajara, dando continuidade na colaboração para discutir parcerias e futuras ações em apoio aos povos originários.

Buscando estreitar relações com professores e pró-reitores da Uema, o instituto que age em defesa da Região Amazônica, buscando autonomia através da educação e da soberania alimentar para os povos originários, onde se reuniu com professores e assessores técnicos da Universidade para firmar e fortalecer parcerias.

O instituto pretende torna-se uma universidade em um território indígena, a primeira universidade indígena do país. Durante a reunião, a universidade firmou um compromisso de visitar e conhecer as instalações do Centro de Saberes com professores e alunos.

“O mais importante dentro destas reuniões é sempre ressaltar qual o papel da Uema em contribuir para que este projeto não fique apenas no papel. Temos este projeto como uma demanda do governador Carlos Brandão, o que reitera a importância de que esta parceria fique cada vez mais forte”, comenta o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Walter Canales.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho