Uema e IFMA alinham estratégias após aprovação do Programa de Mestrado em Produção Animal

Por em 20 de fevereiro de 2024

Na tarde de hoje (20), o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Marcelo Cheche, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Rogério Teles, se reuniram na sala de reuniões da PPG para tratar uma pauta importante: a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA) em nível de Mestrado, uma iniciativa conjunta entre as duas instituições.

O encontro contou com a presença dos representantes do PPGPA: da Uema, Ícaro Gomes Antonio, do curso de Engenharia de Pesca e do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, e do IFMA, Danilo Rodrigues Barros Brito, além de professores e pesquisadores das duas instituições. Foi um momento de estreitar laços e discutir futuras ações não apenas na área da pós-graduação, mas também na pesquisa e inovação.

Para Marcelo Cheche, essa parceria estratégica com o IFMA representa um marco importante para a Uema, sendo a primeira associação desse modelo aprovada pela Capes. Ele enfatizou a importância de não apenas celebrar essa conquista, mas também pensar em novas propostas de mestrado em associação, fortalecendo ainda mais a colaboração entre as instituições.

Rogério Teles expressou seu entusiasmo com a aprovação do mestrado e enfatizou que esta é apenas uma das muitas colaborações futuras entre as duas instituições. Ele salientou o potencial não só na área da pós-graduação, mas também em pesquisa e inovação, e como essas parcerias podem beneficiar a comunidade acadêmica e impulsionar o desenvolvimento regional.

O PPGPA, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), terá sua coordenação dividida entre a Uema, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Campus São Luís, e o IFMA, no Campus Maracanã, também em São Luís. Esta colaboração reflete o compromisso das instituições com o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, além de formar profissionais qualificados para atuar na área de Produção Animal.

O programa visa promover a excelência no ensino, pesquisa e extensão em Zootecnia e Recursos Pesqueiros, e representa um marco significativo para ambas as instituições. Essa parceria exemplifica o potencial da cooperação interinstitucional na busca pela excelência acadêmica e científica, e promete trazer benefícios duradouros para o estado do Maranhão.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo