Uema estreita parcerias com representantes de instituições quilombolas

Por em 28 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), representantes de diversas instituições quilombolas com o intuito de estreitar parcerias na promoção do diálogo intercultural.

Entre as instituições presentes, estiveram no encontro a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), a União das Associações de Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Município de Itapecuru Mirim/Maranhão (Uniquita), e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

“O nosso intuito de estar aqui hoje é nos aproximarmos da instituição. Já temos proximidade, especialmente com a ajuda da professora Tatiana, que já conversou com nossa comunidade por meio do trabalho realizado pelo PROETNOS. No entanto, sentimos que devemos e queremos nos aproximar ainda mais da Uema. Dentre as políticas públicas com as quais trabalhamos, a educação está incluída, logo, é fundamental que possamos alinhar ainda mais os interesses que a Uema pode ter em conjunto com nossas instituições quilombolas aqui no Maranhão”, comenta o co-fundador da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Ivo Fonseca.

“Nos sentimos sempre felizes em saber que instituições como as que vocês representam nos buscam para estarmos cada vez mais próximos e entrelaçados em nossos projetos e parcerias. Conseguimos ver que projetos como o nosso Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (PROETNOS), que tanto nos orgulha, servem também como porta de entrada e convite para que mais instituições entrem em contato conosco para podermos nos alinhar em perspectivas de reconhecimento da diversidade cultural e valorização dos conhecimentos tradicionais”, comenta o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Walter Canales.

A reunião foi acompanhada pela equipe de professores e pró-reitores da Uema, como a Profª Drª Ilka Serra, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Uema, Profª Drª Tatiana Reis, vice-coordenadora do PROETNOS, Prof. Dr. José Sampaio, chefe de gabinete da reitoria, e os professores César Choairy e Emanuel Farias.

O diálogo entre as comunidades quilombolas e a universidade permite a identificação das necessidades locais, o reconhecimento da diversidade cultural e a valorização dos conhecimentos tradicionais. Nesse contexto, a educação superior específica para quilombolas emerge como uma poderosa estratégia de luta antirracista no estado do Maranhão através do PROETNOS/Uema.

O programa promove o primeiro curso de Licenciatura em Educação Quilombola do país, com duas turmas no município de São Bento e uma turma no município de Itapecuru-Mirim.

A Licenciatura em Educação Quilombola promove a quebra de estereótipos e paradigmas. Ao priorizar uma abordagem inclusiva e sensível às peculiaridades dessas comunidades, desafia a Universidade a repensar seu papel como produtora de um único tipo de conhecimento (eurocêntrico e colonial) para incluir conhecimentos diversos que potencializam a igualdade racial.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Rafael Carvalho