Uema promove Seminário “Primeiros Passos na Ciência” para divulgar resultados e fomentar a pesquisa

Por em 16 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), realizará um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica: o Seminário “Primeiros Passos na Ciência”. Este evento tem como objetivo principal divulgar os resultados obtidos pelos bolsistas do programa, além de fomentar a discussão e o interesse pela pesquisa científica entre os docentes e discentes da instituição.

O Seminário “Primeiros Passos na Ciência” ocorrerá em formato online, facilitando o acesso e a participação de um público amplo e diversificado. Agendado para o dia 26 de fevereiro de 2024, o evento será dividido em dois turnos para melhor organização e aproveitamento das atividades programadas.

A programação do seminário inclui uma mesa de abertura às 10 horas, seguida por uma palestra inaugural proferida pelo professor Jackson Ronnie às 10h30. Com o título “Primeiros passos na Ciência: pesquisa científica, conceituações, problematizações e planejamento”, a palestra busca apresentar aos participantes os desafios e oportunidades da pesquisa científica.

No período da tarde, das 14h às 18h, está prevista a apresentação dos bolsistas do programa “Primeiros Passos na Ciência”. Essa será uma excelente oportunidade para os estudantes compartilharem os resultados de seus projetos, trocarem experiências e receberem feedback construtivo dos colegas e professores presentes.

Além de promover o debate e a interação entre os participantes, o Seminário também tem como meta ampliar a divulgação do programa “Primeiros Passos na Ciência” dentro da própria Uema, estimulando tanto os estudantes quanto os docentes a se envolverem com a pesquisa desde as etapas iniciais da formação acadêmica.

O Programa “Primeiros Passos na Ciência” tem como objetivo fundamental a interiorização das atividades de iniciação à pesquisa entre os discentes, contribuindo para a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, busca promover a formação científica de profissionais que atuarão em diversas áreas do conhecimento.

Para mais detalhes sobre o evento, acesse a página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Uema através do link: https://www.ppg.uema.br/. Não perca essa oportunidade de se conectar com a pesquisa científica e dar os primeiros passos rumo ao conhecimento e à inovação!

Por: Karla Almeida