Uema promove Seminário “Primeiros Passos na Ciência” para impulsionar pesquisa e divulgar resultados

Por em 26 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) reforçou seu compromisso com a pesquisa científica ao realizar a primeira edição do Seminário “Primeiros Passos na Ciência”. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), o evento teve como propósito principal a divulgação dos resultados alcançados por 33 bolsistas do programa, além de estimular o interesse e a participação na pesquisa entre docentes e discentes da instituição.

Conduzido em formato online, o Seminário proporcionou acesso facilitado e participação ampla de um público diversificado. Dividido em dois turnos, o evento contemplou uma programação abrangente para garantir a eficácia das atividades planejadas.

A mesa de abertura marcou o início do evento, seguida por uma palestra inaugural ministrada pelo professor Jackson Ronnie, com o tema “Primeiros passos na Ciência: pesquisa científica, conceituações, problematizações e planejamento”, a palestra visou apresentar aos participantes os desafios e oportunidades inerentes à pesquisa científica.

No período da tarde, os bolsistas do programa “Primeiros Passos na Ciência” tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de seus projetos. Esse momento foi fundamental para compartilhar experiências, trocar ideias e receber feedback construtivo dos colegas e professores presentes.

O reitor da Uema, Walter Canales, destacou a importância do programa para a instituição, ressaltando o papel inovador e a expectativa de que os trabalhos apresentados obtenham êxito. Ele expressou seu contentamento com o compromisso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em conduzir o programa e incentivou a disseminação dos resultados por todos os campi da Uema, visando estimular professores e alunos a se engajarem na pesquisa em suas respectivas áreas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, enfatizou a relevância do programa como uma prestação de contas à sociedade, evidenciando o compromisso da Uema em promover a pesquisa e oportunizar a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A coordenadora do Programa, Sandra Imaculada Moreira, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando que o Seminário representa o culminar dos esforços realizados desde o ano anterior. Ela parabenizou os professores e bolsistas pelo empenho e aprendizado durante o processo, enfatizando a importância de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento da pesquisa desde os estágios iniciais da formação acadêmica.

Além de promover a interação e o debate entre os participantes, o Seminário também busca ampliar a divulgação do programa “Primeiros Passos na Ciência” dentro da própria Uema, incentivando tanto os estudantes quanto os docentes a se envolverem com a pesquisa desde as etapas iniciais de sua formação. Além disso, representa um passo significativo na interiorização das atividades de iniciação à pesquisa, contribuindo para a formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Por: Karla Almeida