Uema busca parceria estratégica com Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP)

Por em 6 de fevereiro de 2024

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Marcelo Cheche, realizou uma visita estratégica à Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP), sediada em Campinas/SP. Estiveram presentes também, Carliene do Vale, gerente de programas e projetos da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), e Roberta Silva dos Reis, do setor de convênios da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) da Uema. Foram recebidos pelo diretor de Relações Institucionais da FUNCAMP, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho e sua equipe.

O objetivo principal da visita foi conhecer de perto a estrutura e as práticas da FUNCAMP, uma das fundações de universidades estaduais mais tradicionais e consolidadas do Brasil. Marcelo Cheche enfatizou a importância de aprender com a experiência da FUNCAMP, especialmente no que diz respeito às articulações entre a universidade e sua fundação.

“A visita foi estratégica para que nós conseguíssemos aprender com a FUNCAMP esses mecanismos de articulação ou de ações envolvendo a universidade e sua fundação”, disse Marcelo Cheche. Ele ressaltou ainda que a FUNCAMP tem sido um exemplo de como promover a integração entre pesquisa, extensão e ensino, em benefício não apenas da comunidade acadêmica, mas também da sociedade em geral.

Fundada como uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, a FUNCAMP desempenha um papel crucial como intermediária entre terceiros e a Unicamp, facilitando convênios e contratos que viabilizam projetos acadêmicos e científicos. Sua missão é unir a produção do conhecimento científico às necessidades da sociedade civil, contribuindo assim para o avanço da educação e da pesquisa no país.

A visita da equipe da Uema à FUNCAMP representa um passo importante na busca por parcerias estratégicas que possam fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na universidade maranhense. Espera-se que essa iniciativa resulte em futuras colaborações que beneficiem não apenas as instituições envolvidas, mas também o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil como um todo.

Por: Karla Almeida