Vinte anos da Revista Outros Tempos: Uma jornada histórica e perspectivas futuras

Por em 1 de fevereiro de 2024

A Revista Outros Tempos, uma referência na área de História no estado do Maranhão, celebra duas décadas de existência ininterrupta. Desde sua criação em 2004, a publicação se consolidou como um espaço vital para a produção acadêmica, lançando 36 edições e reunindo mais de 500 textos que enriqueceram o campo historiográfico.

Completar vinte anos não é apenas uma marca temporal, mas um convite à reflexão sobre o passado, presente e futuro. O volume especial dedicado a esse marco simbólico apresenta uma capa que simboliza essa sobreposição temporal, com um relógio marcando duas décadas dentro do símbolo do infinito, indicando uma perspectiva de continuidade e projeção para o futuro.

Neste número especial, a Revista Outros Tempos revisita sua trajetória, homenageando os pesquisadores fundamentais para sua criação e consolidação. O percurso é relembrado através de um dossiê composto por oito artigos, duas resenhas, quatro artigos livres, um estudo de caso e uma entrevista. Cada contribuição destaca a relevância da publicação no desenvolvimento do pensamento histórico no Maranhão.

De acordo com a editora da revista, professora Marcia Milena Galdez Ferreira, “os vinte anos da Revista Outros Tempos não são apenas um testemunho do passado, mas uma construção coletiva de sonhos. Ela representa a força de uma comunidade dedicada à ciência engajada, ao olhar reflexivo e problematizador sobre o passado, sempre com a perspectiva de construir futuros mais justos, democráticos, inclusivos e respeitosos a todas as pessoas e povos”.

A Revista Outros Tempos (ISSN 1808-8031) é uma publicação semestral do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Seu financiamento é assegurado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Uema e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

Atualmente classificada pelo Qualis CAPES como A3, a Revista Outros Tempos mantém seu compromisso com a excelência acadêmica, a diversidade de perspectivas e a inovação, garantindo seu papel na construção do conhecimento histórico no Maranhão e além. Que essas duas décadas sejam apenas o prólogo de uma jornada continuada rumo ao infinito da pesquisa e da reflexão histórica.

Confira a Revista AQUI!!

Por: Karla Almeida