1º Circuito Sala Verde de 2024 promove conscientização ambiental na Uema

Por em 14 de março de 2024

No último dia 13 de março, a Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início ao 1º Circuito Sala Verde de 2024, um evento que contou com a participação de representantes da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). O presidente Leônidas Araújo e a arquiteta e urbanista Daniela Pimentel, do Setor Ambiental, Social e Governança (ASG/AGEM), estiveram presentes, juntamente com o Assessor da Reitoria Professor Luiz Jorge Bezerra (Uema) com o intuito de fortalecer parcerias e assuntos relevantes relativos à Gestão de Resíduos Sólidos.

O objetivo principal do circuito foi destacar os projetos sêniores conduzidos pela Superintendência de Gestão Ambiental dentro da universidade, demonstrando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O evento foi dividido em três etapas, começando pela sala administrativa da AGA no Núcleo Administrativo Zafira da Silva de Almeida, passando pelo espaço físico da Sala Verde e pelo Ecoponto Solidário localizados na vila de contêineres.

Em seguida, a equipe da AGEM foi conduzida ao Restaurante Universitário e à Fazenda Escola de São Luís, onde puderam vivenciar de perto o processo de compostagem, desde a separação dos resíduos da cozinha até a obtenção do adubo orgânico, ressaltando a importância da prática sustentável no ciclo de vida dos resíduos.

A Superintendente da AGA, professora Andréa Araújo do Carmo, na companhia da equipe técnica e dos chefes de Divisões, professor Jonh Ausique e a Engenheira agrônoma Maria Izadora, apresentaram as ações e atividades realizadas na Uema no âmbito da Gestão Ambiental. Durante a reunião, foram discutidos projetos em andamento e possíveis parcerias futuras que poderiam contribuir para fortalecer a Gestão de Resíduos Sólidos na região.

A visita representou uma valiosa oportunidade de intercâmbio de conhecimento e estabelecimento de colaborações entre a AGA/Uema e a Agência Executiva Metropolitana do Governo do Maranhão, visando aprimorar a Gestão de Resíduos Sólidos e promover a preservação ambiental na região. A cooperação e o diálogo entre instituições são essenciais para alcançar resultados eficazes na área ambiental.

A iniciativa demonstra o comprometimento da Uema em cumprir a Lei N.º 9.975 – Política Nacional de Educação Ambiental e contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ações contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), por meio de ações concretas e parcerias estratégicas como o 1º Circuito Sala Verde de 2024.

Por: Karla Almeida