5 estudos da Uema sobre recursos hídricos que você precisa conhecer

Por em 27 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em sua missão de promover o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, se dedica a investigar e implementar soluções em prol da sustentabilidade, especialmente no que diz respeito ao manejo e conservação dos recursos hídricos.

Consciente desse elemento vital, a Uema investe em pesquisas voltadas para a conscientização, reutilização e gestão eficiente do uso da água. Esses esforços visam não apenas garantir o acesso a esse recurso para as gerações presentes e futuras, mas também mitigar os impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas aquáticos.

A Uema destaca cinco pesquisas desenvolvidas sob orientação da Professora Andrea Azevedo Cutrim que contribuíram para a preservação desse recurso:

Gestão Ambiental das águas do Rio Paciência, Paço do Lumiar – MA

O estudo avaliou as condições higiênico-sanitárias do ecossistema com fins de uso de tecnologia com os mariscos da região.

Análise físico-química e biológica da área da praia de Guarapiranga, São José de Ribamar

O estudo avaliou a qualidade ambiental das águas e da bota local.

Variação espaço-temporal do plâncton e variáveis ambientais das águas estuarinas da zona costeira de São José de Ribamar – MA

A pesquisa examinou minuciosamente a distribuição dos organismos do plâncton ao longo da extensão da costa litorânea.

Maré de Ciência

O projeto em questão se concentra na área de extensão, onde são realizadas atividades de sensibilização com estudantes em escolas sobre a Década do Oceano, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Durante essas atividades, são abordadas questões relacionadas à importância da preservação dos oceanos, destacando a necessidade de mantê-los livres de poluição para garantir a sustentabilidade da vida marinha e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Análise no Estuário do Rio Anil

O estudo visa observar o estuário do rio Anil, analisando os principais impactos de estar localizado em uma área predominantemente urbana e as consequências para a biodiversidade do rio.

Desta forma, a Uema reafirma seu compromisso com a pesquisa, a educação e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para um futuro mais equitativo e resiliente.

Por: Karolynne Sodré