Acadêmicos de Enfermagem do Campus Caxias participam de Blitz Educativa sobre tuberculose

Por em 26 de março de 2024

Na manhã de sábado, dia 23 de março, acadêmicos de Enfermagem do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram de uma ação, voltada para a sensibilização sobre a tuberculose. Foi uma atividade conjunta com profissionais de saúde da Vigilância Epidemiológica.

A diretora do Curso de Enfermagem, professora Rosângela Almeida, se pronunciou: “A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde/Coordenação da Tuberculose e em parceria com a Direção do Campus Caxias, na pessoa da Diretora, professora Valéria Cristina, realizou, no último sábado, uma Blitz Educativa sobre a tuberculose, que aconteceu no centro da cidade. Alguns alunos puderam orientar as pessoas sobre o agravo, sintomas e onde buscar ajuda. Essas campanhas são fundamentais para a integração dos discentes com a comunidade na rede de Atenção de Saúde. O Curso de Enfermagem, Campus Caxias, apoia essa causa!”, destacou.

A coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, disse: “Hoje, nessa manhã de sábado, estamos em uma ação de Blitz Educativa contra a tuberculose. Ela acontece durante todo o mês de março. A importância da campanha está em alertar a população para não se acomodar. Às vezes a pessoa tem uma tosse seca ou produtiva, acha que é alérgica e pensa que é outra coisa, como uma virose ou bronquite. E pode ser tuberculose”, informa.

De acordo com a coordenadora, apesar de ser muito antiga, a tuberculose ainda é prevalente e mata. O tratamento é gratuito em todas as UBS e não se pode deixar uma situação se agravar, pois uma pessoa pode transmitir aos familiares. Tosse persistente por mais de duas ou três semanas e febre baixa ao entardecer podem ser sinais da doença.

Andréia Almeida, referência técnica do Programa de Controle da tuberculose na cidade, falou: “Nessa blitz tivemos como parceira a Universidade Estadual do Maranhão, com a participação dos acadêmicos de Enfermagem, que propuseram ajudar nessa ação. Algo muito importante, pois essa comunidade, estando informada, possibilita que possamos fazer diagnósticos precoces, o que é importante para o controle da doença” finalizou.

Por: Emanuel Pereira