Aula inaugural do Doutorado Ensino em Rede Nordeste, RENOEN, é realizada no CECEN

Por em 13 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na manhã desta quarta-feira (13) a terceira aula inaugural de cursos de Pós-graduação na semana, desta vez, do Doutorado Ensino em Rede Nordeste, RENOEN, na Sala Inteligente do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN.

O evento contou com a presença do reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales e Prof. Dr. Paulo Catunda, e também do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Prof. Dr. Marcelo Cheche.

“Esta é a nossa terceira aula inaugural de cursos de pós-graduação apenas nesta semana, isso para nós é muito mais que uma vitória. Estamos falando de comprometimento coma  educação e o desenvolvimento social para o Maranhão em formar cada vez mais mestres e doutores”, enfatiza o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales.

Em sua fala, o vice-reitor enfatizou o papel da Uema em diminuir a desigualdade social no Maranhão.

“Sempre falo isso em todos os meus discursos de colação de grau, por ser um momento onde a gente sabe que os pais daqueles alunos estão se sentindo muito orgulhosos, que na Uema, um dos nossos principais papéis é o de reduzir a desigualdade. Formamos bacharéis, licenciados, tecnólogos, mestres e doutores que mudam o Maranhão e sua comunidade. Nós, em 2023, dos nossos 23 mil novos universitários que se matricularam nos cursos de graduação, 79,20% são oriundos de escolas públicas. O que fazemos aqui é democratizar o acesso à educação superior para os maranhenses, queremos e devemos continuar realizando essa democratização não apenas na graduação, mas também nas pós-graduações”, enfatiza o vice-reitor.

O início de cursos de pós-graduação representa um passo significativo para a Uema e para o estado do Maranhão, fortalecendo a capacidade de pesquisa e formação de recursos humanos qualificados em uma área fundamental para o desenvolvimento regional e nacional.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho