Aula inaugural para alunos do Programa de Residência Multiprofissional é realizada no Campus Caxias

Por em 13 de março de 2024

Foi realizada na manhã de segunda, dia 11 de março, no auditório Leôncio Magno, a Aula Inaugural para os alunos que vão cursar a Residência Multiprofissional na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias. Os residentes se dividem em dois setores: Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica.

O coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Luciano Assunção Barros, falou aos novos alunos: “Vocês terão uma carga horária alta, terão uma convivência, vão estabelecer laços com a comunidade, com pessoas carentes. Procurem abrir a mente. Vocês são alunos e também profissionais. Se esforcem, façam amizades. Os que já estão cursando podem oferecer algo aos novatos. Desejo que tenham um grande sucesso. Precisamos que entrem com garra. Se vocês abraçarem a causa, vão se superar”, ressaltou.

O professor Emídio, que integra o quadro docente do Programa, falou: “A Residência é um sonho de um grupo de profissionais da Uema. A Prefeitura Municipal abraçou essa ideia e a comunidade também. As profissões fazem muita diferença nesse contexto. O processo de planificação da saúde está em andamento na cidade, se tornando referência e vocês vão lidar com esta realidade. Bem vindos e vamos dar atenção para a população, que tanto precisa de nossa ajuda”, enfatizou.

A Diretora do Curso de Enfermagem, professora Rosângela Nunes Almeida, também se manifestou: “Hoje é um dia muito produtivo, em que os novos residentes de Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família foram acolhidos. A atividade de acolhimento tem como objetivo recepcionar, sensibilizar e familiarizar os novos alunos com o funcionamento dos Programas. Isso proporciona aos mesmos uma melhor compreensão sobre as atitudes técnicas e eticamente adequadas esperadas nas diferentes etapas da formação e especialização na instituição”, declarou.

A professora Ana Carla Marques da Costa, Coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica, disse: “Hoje tivemos nossa aula inaugural das Residências Multiprofissional em Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica. Foram contempladas vagas para 6 novos enfermeiros para Residência Multiprofissional em Enfermagem Obstétrica e mais 12 vagas para multiprofissional em Saúde da Família. Isso engloba profissionais da Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e de Farmácia. Eles estarão em uma programação durante a semana toda, idealizada e organizada por eles mesmos, fazendo o acolhimento entre eles. Falarão sobre todo o processo da Residência (como ela se organiza, como ela acontece) e também serão realizadas oficinas, palestras, encontros. Tudo para deixar o novo residente inteirado do que realmente vai acontecer durante os 2 anos em que estarão em nosso município”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira