Biólogos da Uema desenvolvem pesquisa sobre condições dos primatas nos Parques Itapiracó e Rangedor na capital maranhense

Por em 25 de março de 2024

O estudo do biólogo Anderson Franzoni Marques Melo, mestrando da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB), e sua equipe, que desenvolvem a pesquisa “Estrutura da comunidade de primatas não humanos em remanescentes florestais de São Luís-Ma”, pode dar um novo destino a esses animais residentes nos Parques Itapiracó e Rangedor, na capital maranhense.

Com uma população estimada nas duas áreas, em aproximadamente 50 indivíduos, entre macacos capijuba, macacos prego e, também, preguiças, a pesquisa aponta que a presença de humanos nesses locais, inclusive acompanhados de cães e gatos, hoje transformados em espaços de concentração pública, traz grandes prejuízos para a vida pregressa desses primatas com desafios para se desenvolverem no ambiente.

O pesquisador explica que, neste primeiro momento, o estudo visa estimar a densidade, riqueza e tamanho populacional, bem como a importância de investigar os padrões de distribuição espacial desses animais, além de identificar os principais fatores de ameaça nas áreas do município de São Luís. “Isto significa uma base de estudos futuros para sabermos o grau de perturbação humana e antropização nas áreas em que eles estão”, disse Anderson.

Ele ressalta, ainda, que o levantamento sugere que os órgãos públicos competentes aumentem a fiscalização e sigam a legislação de conservação do ambiente para que os animais vivam melhor, consequentemente, aumentando sua variabilidade genética.

Os primatas compõem um grupo ecológico relevante para as florestas ambientais, atuam na dinâmica florestal, através da dispersão de sementes e comportamento frugívoro, auxiliando na manutenção das matas nativas, além de serem indicadores de qualidade ambiental. “Algumas das ameaças que os rodeiam são a perda do habitat, comércio ilegal, doenças infecciosas e mudanças climáticas”, esclarece o pesquisador.

Anderson declara que a perda de habitat e a fragmentação levam essas populações ao declínio em fragmentos pequenos e isolados, causando efeitos genéticos e sociais negativos, restrição de recursos alimentares e maior exposição de caça. “Levando em consideração a insuficiência de dados para estudos em primatologia no município de São Luís, há uma lacuna de conhecimento no que se refere a abundância destas espécies em nível de extinção, além da compreensão da funcionalidade biológica para com as áreas onde elas ocorrem”, conclui o mestrando.

O estudo tem como coorientadora geral a Profa. Dra. Lígia Tchaicka, o apoio do seu orientador Prof. Dr. Adrian Paul Ashton Barnett, e da equipe formada por Celene Carvalho (mestranda), Iasmin Castro (graduanda), Jhuliane Muniz (graduanda), Thiago de Jesus (graduando) e Felipe Cantanhede (graduando). Agregado ao LABImol, GGC (Grupo de Estudo em Genética, Taxonomia e Conservação da Biodiversidade), COFauMA (Coleção de Tecidos e DNA da Fauna Maranhense) e GRAMPRIMATAS (Grupo de Estudos Ambientais com Primatas do Maranhão).

Por Alcindo Barros

Fotos do Pesquisador