Campus Coroatá celebra conquista de 61 novos profissionais em cerimônia de Colação de Grau

Por em 21 de março de 2024

Na noite de ontem (20), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) testemunhou um momento de grande significado com a realização da cerimônia de outorga de grau no Campus Coroatá. A outorga foi concedida para aproximadamente 60 graduandos, abrindo as portas para uma nova leva de profissionais em diversas áreas.

Entre os cursos que celebraram a conclusão de seus estudantes estão Administração Pública Bacharelado, Ciências Sociais Licenciatura, Enfermagem Bacharelado, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Tecnologia de Gestão Ambiental.

A cerimônia foi carregada de emoção e reflexão, com a oradora oficial da noite, Hellen de Cássia Araújo Nunes Carlos, do curso de Enfermagem, compartilhando suas palavras. “A história que chega ao fim hoje não é a do aprendizado já que este, inevitavelmente, seguirá. A história que encerra aqui hoje é a graduação, uma história linda e que somos imensamente gratos a todos que contribuíram para que ela pudesse acontecer”, expressou ela com gratidão.

A professora Sara Raquel Cardoso de Sousa, do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, paraninfa da noite reconheceu os desafios enfrentados pelos graduandos ao longo de sua jornada acadêmica. “Não foi fácil chegar até aqui, mas vocês conseguiram! Agora, vocês não serão mais nossos discentes e sim, colegas de profissão”, afirmou, destacando a transição para uma nova fase profissional.

A diretora do Campus Coroatá, Lília Maria da Silva Gomes, destacou o papel vital da universidade na formação de cidadãos preparados para o mercado de trabalho e incentivou os graduandos a aplicarem seus conhecimentos em prol do desenvolvimento da sociedade maranhense.

O reitor, Walter Canales, enfatizou a missão da Uema em produzir e difundir conhecimento para a cidadania e a formação profissional. “A partir de hoje, criam-se expectativas, encerra-se esse ciclo, e vocês então vão partir para as suas profissões, e nesse momento, é importante que vocês descubram qual realmente é o propósito da vida de cada um para conseguir a plenitude em suas vidas e em suas profissões”, declarou, incentivando os formandos a perseguirem seus propósitos com força, otimismo e coragem.

Destacando a excelência acadêmica, a formanda Jamaria Costa de Aguiar, do Curso de Enfermagem, recebeu o Mérito Acadêmico, honrando seu compromisso com o conhecimento e a dedicação ao longo de sua jornada educacional.

A cerimônia de colação de grau do Campus Coroatá não apenas celebrou a conclusão de uma etapa significativa na vida dos graduandos, mas também marcou o início de uma nova jornada repleta de promessas e desafios para esses 60 novos profissionais, prontos para fazerem a diferença na sociedade.

Esta celebração não só consolida o compromisso da Uema com a excelência educacional, mas também destaca o potencial transformador dos graduandos que agora partem para contribuir com suas habilidades e conhecimentos para o bem-estar e progresso da comunidade.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo