Com acadêmicos aprovados em mestrado, Uema realiza colação de grau especial nesta quarta-feira (27)

Por em 28 de março de 2024

Quatro discentes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram de uma colação de grau especial realizada na manhã desta quarta-feira, 27. Dentre eles, três realizaram a colação especial após aprovações em programas de mestrado na Universidade Federal do Maranhão e na Uema.

Os formandos abrangeram os cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Geografia. Entre eles, os mais novos acadêmicos de mestrado da UFMA, aprovados nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFMA) e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFMA), Edilane Medeiros Santos e Nicollas Silva Mendes, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Uema, o formando Klayver Cesar Mendonça Meneses.

“Foi tudo muito corrido, enviar os projetos, terminar o TCC e ainda se preparar para as entrevistas, que com certeza foi a parte mais desafiadora. Mas, tudo valeu a pena no final; saber que o motivo de estarmos aqui passando por tudo isso é porque temos um objetivo maior é algo especial”, comenta Edilane.

“O mais importante durante todo o processo quando você deseja tentar o acesso ao mestrado é se preocupar em construir um currículo desde o início da faculdade. Mesmo nos primeiros semestres, mesmo que ainda não tenha como ingressar em algum projeto como bolsista, é importante estar disposto a atuar como voluntário, pois mesmo não estando à frente de algum projeto, atuar como apoio técnico já é algo significativo para colocar no seu currículo”, comenta Nicollas.

Para o Prof. Dr. Luís Jorge, mentor e orientador dos alunos Nicollas e Edilane, o diferencial acadêmico dos formandos está na facilidade de ambos em conseguirem migrar seus olhares e análises entre o técnico e o acadêmico, indispensável para a área da Geografia.

“Eles são formandos do curso, mas já carregam um currículo que invejaria qualquer profissional da área ambiental, por buscarem oportunidades desde o início de suas graduações. Tem duas coisas que são imprescindíveis neles dois: primeiro, têm um olhar acadêmico muito forte, mas isso não impede que sejam técnicos e bons técnicos para trabalhar com estudos avançados como estudos de caso e relatórios de pactos ambientais, planos diretores de bacias hidrográficas. Isso nos leva a dizer que esses jovens carregam uma densidade técnica muito forte sem perder a pegada acadêmica; isso é um diferencial”, enfatiza o professor.

Já para o formando Klayver Cesar Mendonça Meneses, aprovado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Uema, este é apenas mais um passo em busca do seu sonho de ser professor universitário.

“Pretendo fazer um doutorado e um pós-doutorado futuramente já que tenho o objetivo de lecionar em uma universidade. Estar indo atrás do meu sonho ainda na universidade onde me formei, agora no mestrado, é muito importante para minha formação”, comenta Klayver.

“Essa colação especial, ela é de fundamental importância. Sempre que sou solicitado para realizá-las, faço com muito prazer, porque sei que em muitas delas existe uma causa, e nesse momento a causa ser a aprovação em um mestrado é de um orgulho muito grande para nós que somos professores e gestores da Universidade. Costumo dizer que desejo que os concludentes sejam muito felizes com a escolha de futuro deles e que um dia eles possam retornar a Uema como docentes e enriquecer ainda mais a nossa universidade com a expertise de cada um deles”, comenta o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Uema, Prof. Dr. Rômulo Travassos da Silva, no ato representando o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales, realizando a outorga de grau.

O Campus Paulo VI, localizado em São Luís da Universidade Estadual do Maranhão, é o maior campus da instituição no estado e cumpre papel fundamental na oferta de educação superior de qualidade na capital do Maranhão. Atualmente possui cursos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Educação, Ciências Exatas e Naturais e Ciências Tecnológicas.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho