Conheça o projeto Lagoa Run do Campus São João dos Patos

Por em 14 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus São João dos Patos, realiza o projeto “Lagoa Run”, que incentiva a prática esportiva de corrida.

O projeto de extensão, que teve início em fevereiro de 2024, tem como objetivo incentivar a prática da corrida de rua, a partir de encontros semanais com os participantes, no quais são passadas orientações teóricas e práticas sobre a corrida.

A idealização do projeto partiu de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Uema, que se interessou pela prática da corrida de rua e buscou incentivar a adesão de mais praticantes do esporte. Além disso, o projeto tem uma equipe organizadora que faz a busca ativa para que as pessoas possam se inserir neste grupo, tendo atualmente 40 participantes.

Os principais impactos resultantes da iniciativa, segundo a professora e coordenadora do projeto, Dângela Borges, são os de promover bons hábitos de saúde e qualidade de vida, além de atentar-se ao quão benéfica é a prática regular da corrida.

“O projeto tem como intuito a integração da comunidade acadêmica com a sociedade em geral, prestando serviços, agregando e construindo experiências através da prática da corrida de rua”, expressou a coordenadora.

Nesta etapa inicial do projeto, os encontros são reservados para a preparação e integração do grupo de participantes, e acontece todas às terças-feiras, às 19h, na Praça de Eventos Júlio César Macedo Costa, localizada na Avenida Presidente Medice. As próximas etapas do projeto consistem em: educativos de corrida, testes de resistência, preparação física e psicológica e posteriormente a corrida, que tem previsão para acontecer no final do mês de maio.

As pessoas que se interessarem pela prática da corrida, além de poderem se envolver nos treinos e educativos da corrida para participar do projeto, podem também fazer parte do grupo via Whatsapp para receber mais informações e tirar dúvidas.

A professora Dângela Borges faz um convite às pessoas que tiverem interesse em participar do projeto. “A Uema tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral para participarem do projeto, inclusive a participar da segunda corrida de rua organizada pela universidade. Com essa oportunidade, as pessoas que buscam praticar a corrida, simpatizantes e atletas estarão inseridos em treinamentos e preparação para a prática do esporte em diferentes lugares da nossa cidade”, disse.

Por: Karolynne Sodré