Dia de intensas atividades para o Curso de Relações Internacionais na Uema

Por em 15 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) organizou um dia de intensas atividades no Curso de Relações Internacionais Bacharelado. Com a participação ativa de renomados docentes, que também atuaram como examinadores no primeiro concurso público para o nosso curso, uma série de reuniões e iniciativas foram realizadas, deixando um impacto significativo na comunidade acadêmica.

Um dos pontos altos do dia foi a reunião para implementação do projeto “Juca nas Escolas Versão Gonçalves Dias” (Pibex Uema). Essa iniciativa é uma adaptação de um projeto já bem-sucedido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que alcançou reconhecimento nacional. A reunião contou com a presença do Prof. Dr. Günther Mros e integrou tanto docentes quanto discentes, marcando um passo importante em direção ao fortalecimento do ensino e da extensão universitária.

Outro momento marcante foi a reunião aberta à comunidade acadêmica, que contou com a participação das professoras Doutoras Ana Carolina Delgado (UNILA-PR) e Maria Medianeira Padoin (UFSM), bem como dos professores Doutores Gustavo Menon (UCB e Prolam-USP), Günther Mros (UFSM) e Gustavo Simões (ECEME). Nessa sessão, houve uma troca profunda de experiências e práticas no campo das relações internacionais, envolvendo não apenas os acadêmicos, mas também os calouros, além de representantes da Superintendência de Relações Internacionais.

Durante essa reunião, foram discutidos temas cruciais, como a aproximação necessária com a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e a participação do curso de Relações Internacionais no evento nacional previsto para agosto de 2024, com a ambição de sediar o evento em 2025. Também foram exploradas possibilidades de ofertas conjuntas de disciplinas, envolvendo a expertise de diversos estados brasileiros, bem como a colaboração na construção de obras coletivas.

Compromissos importantes foram firmados, como a oferta do curso de curta duração “Pensamento Político Latino-Americano”, a ser ministrado pelo professor Gustavo Menon, programado para meados de junho. Além disso, foi dado início aos trâmites para um termo de cooperação com a ECEME, abrindo portas para atividades simuladas, imersões e estudos estratégicos, de defesa e de fronteiras – uma iniciativa pioneira no Maranhão e no Nordeste.

A discussão também abordou a presença de maranhenses pelo mundo, experiências em instituições como a UNILA, pesquisas em andamento, observatórios e a relevância da curricularização da extensão para a graduação nos dias de hoje. Um entendimento crucial foi estabelecido com a Universidade para Integração Latino-americana (UNILA), consolidando ainda mais os laços regionais e internacionais.

Em suma, este dia representou um marco no fortalecimento da identidade e das oportunidades oferecidas pelo Curso de Relações Internacionais na Uema, com o intuito de construir uma rede sólida contra a estagnação e a uniformidade, abrindo um universo de possibilidades para nossos alunos desde o primeiro dia de matrícula.

Por: Karla Almeida