Em visita ao 24ºBIS, Uema estreita relações com Exército Brasileiro

Por em 20 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, e da pró-reitora de extensão e assuntos estudantis, Profª. Dr.ᵃ Ilka Serra, acompanhados do corpo técnico e da coordenação da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou na manhã desta quarta-feira (20) uma visita, a convite do Tenente-Coronel Bruno Krepke Leiros Peixoto, ao 24º Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Barão de Caxias”, localizado no bairro do João Paulo, para conhecer as instalações da infantaria e discutir projetos em parceria entre as instituições.

Durante a visita, o Tenente-Coronel Peixoto enfatizou a importância da parceria entre Uema e Exército.

“Queremos cada vez mais divulgar as ações que realizamos aqui no 24º BIS e também ampliar nossas ações, com o apoio correto e a expertise que conseguimos encontrar na Universidade”, disse o Tenente-Coronel.

“Vemos com muito carinho essa possibilidade de parceria, pois o que nós, corpo da Uema, aprenderíamos com vocês do exército seria fundamental para a formação de cada um, e acredito que seria também uma troca de experiências e expertises entre o batalhão e nossa comunidade acadêmica”, comentou a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profª. Dr.ᵃ Ilka Serra.

A Uema já realiza projetos em parceria com o Exército Brasileiro. Em reuniões prévias entre as instituições, foram desenhados acordos de cooperação técnica destacando o potencial da universidade em contribuir com o Exército em diversas áreas, como saúde – com os cursos já existentes – mas também com o Curso de Medicina no Campus Paulo VI, nas engenharias, educação e meio ambiente.

“As ações que podem ser realizadas por meio dessa parceria são inúmeras. Eu, como engenheiro-agrônomo, apenas na minha área já consigo identificar uma gama de possibilidades para os nossos alunos do Centro de Ciências Agrárias. E para as outras áreas do conhecimento, já temos identificadas diversas outras possibilidades tanto no ensino quanto na extensão, o que para nós é um ganho imensurável. Essa colaboração fortalece a formação acadêmica dos estudantes envolvidos, proporcionando oportunidades de estágio e pesquisa em um contexto real e relevante”, enfatizou o vice-reitor da UEMA, Prof. Dr. Paulo Catunda.

Também participaram da reunião a Chefe da Assessoria da Proexae, Profª. Eliza Flóra Muniz; a Coordenadora de Assuntos Estudantis, Profª. Camila Silva; a Coordenadora de Assuntos Extracurriculares, Profª. Poliana Cardoso; o Coordenador de Extensão, Prof. Thiago Anchieta; o Coordenador de Cultura e Desporto, Prof. Jadson Pinheiro; e a assessora Profª. Ana Karla Camelo.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho