Encontro Pedagógico 2024 é realizado no Campus Caxias com a presença da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis

Por em 27 de março de 2024

Foi realizado nesta quarta, dia 26 de março, no auditório Leôncio Magno da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, o Encontro Pedagógico 2024.

Na abertura, o Hino Nacional foi executado pelo instrumentista Jeías Marques. Em seguida, a diretora do Campus, professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, falou: “Hoje estamos, simbolicamente, iniciando o ano letivo. É importante que façamos alinhamentos e este encontro é para isso. Cada departamento fará suas reuniões para discutirem seus planejamentos. Nosso papel é encontrar soluções para as questões que surgirem e, se estivermos integrados, unidos, teremos mais força. A universidade é isso, construída por todos os segmentos”, explicou.

Em sequência, foram apresentados os diretores de Cursos e chefes de Departamento presentes.

Dando continuidade, a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), professora Ilka Márcia Ribeiro Serra, ministrou a palestra “Educação como Direito Social: desafios atuais”.

“Temos que pensar a Uema Caxias como uma instituição central na vida de quem vive aqui. Não podemos mais pensar em um professor que se forma apenas para ensinar. A perspectiva deve ser a de ensinar e aprender. A educação deve ser centrada na humanização e ter políticas públicas. Não é por acaso que a nossa Constituição preconiza a educação como o 1º Direito Social”, destacou professora Ilka Márcia Ribeiro Serra.

“Os alunos de Licenciatura devem conhecer um documento que apresenta um contrato social baseado nos direitos humanos. Entre outras coisas, ele cita a equidade (a universidade é para todos) e educar com parcerias (cooperação). Precisamos ter interconexão. O aluno não é da universidade, ele é do mundo. Não podemos nos furtar do contexto tecnológico”, disse a Pró-Reitora.

A palestra seguinte intitulada “A Ciência, a tecnologia e a inovação como alavanca do desenvolvimento do Campus Caxias”, foi realizada pelo professor Jorge Martins Filho: “Precisamos assumir o papel de transformar. Mostrar aos alunos a importância de formar pessoas que ajudem a melhorar a sociedade, que produzam ciência. Com professores engajados em redes sociais e de comunicação, de modo a influenciar os estudantes. A sociedade está em um meio técnico, científico e informacional e precisamos estar incluídos nisso e usar essas ferramentas de modo positivo. Além do conteúdo, o aluno precisa entender a realidade em que está inserido. Nesse avanço tecnológico, nossos alunos têm muito mais competência digital do que muitos de nós. Isso é irreversível. Precisamos estar abertos a esse processo, senão ficaremos para trás como indivíduos e como professores. Quem não se adequar corre o risco da fragmentação, da exclusão”, afirmou.

No período da tarde, foram realizadas duas mesas redondas com os diretores de Cursos, mediadas pelo professor Raimundo Clécio Dantas Muniz. Nas duas ocasiões, os diretores apresentaram um panorama dos respectivos cursos. Atividades desenvolvidas, quantidade de alunos, pontos negativos e positivos e perspectivas para o ano letivo foram citados.

No final do evento, os chefes de Departamento apresentaram dados sobre os Cursos, com as demandas, avanços e propostas.

Emanuel Pereira