Informe Meteorológico Especial: Nevoeiro na Ilha de São Luís em 18 de março


Por em 18 de março de 2024



Foto: @vallerylimafialho

O Laboratório de Meteorologia (Labmet) do Núcleo Geoambiental da Uema (Nugeo) vem a público informar sobre o intenso nevoeiro registrado na madrugada e manhã deste dia 18 de março de 2024 em áreas do Norte do estado do Maranhão, chamando atenção da população. 

O nevoeiro, popularmente conhecido como neblina, é um fenômeno meteorológico caracterizado pela presença de gotículas de água próximas ao solo e que se formam em virtude da condensação (vapor d’água passando para o estado líquido) da umidade do ar. Para o nevoeiro se formar, é necessário a ocorrência de condições específicas de umidade relativa do ar, temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho (temperatura onde o vapor d’água começa a condensar). 

Um nevoeiro pode se formar em qualquer lugar e em qualquer época do ano desde que essas condições estejam ocorrendo: a umidade relativa do ar precisa ficar acima de 90% e as temperaturas do ar e do ponto de orvalho devem ter valores iguais (ou muito próximos). 

Esses foram os valores registrados em São Luís hoje, às 6:40 da manhã: 

O nevoeiro diminui a visibilidade horizontal (distância em que podemos enxergar a olho nu), tornando-se muito perigoso para pousos e decolagens de avião, navegação marítima e direção nas estradas. Esse fenômeno pode permanecer por várias horas sobre uma região e se dissipa tão logo o ar se aqueça.

Os dados referentes às informações citadas foram registrados pelo Aeroporto Marechal Cunha Machado e analisados pela meteorologista Andréa Cerqueira, do Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão. Para mais informações de tempo e clima, acesse: www.nugeo.uema.br

Por: Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão.



Últimas Postagens