Primeiro concurso público para o Curso de Relações Internacionais da Uema atrai candidatos de todo o país

Por em 15 de março de 2024

Entre os dias 11 e 15 de março, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou seu primeiro concurso público para o Curso de Relações Internacionais Bacharelado. Com uma oferta de três vagas, distribuídas em duas áreas distintas – uma interdisciplinar e outra específica do curso – o certame atraiu mais de 40 candidatos provenientes de diversas regiões do Brasil.

Os candidatos realizaram uma série de etapas, incluindo prova escrita com leitura pública, análise didática e julgamento de títulos. A banca examinadora foi composta por renomados professores, destacando-se as professoras Doutoras Maria Medianeira Padoin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Ana Carolina Delgado, da Universidade para Integração Latinoamericana (UNILA). Além delas, os professores Doutores Gunther Mros (UFSM), Gustavo Menon (USP e Universidade Católica de Brasília), Gustavo Simões (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME) e Bráulio Loureiro, da própria Uema, compuseram a banca avaliadora.

Para o diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema, o Prof. Dr. Thiago Allisson Cardoso de Jesus, este concurso representa um marco histórico para a instituição e uma oportunidade ímpar para a comunidade acadêmica. Ele destaca a importância de buscar docentes qualificados que possam contribuir para o fortalecimento da identidade do curso, tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão na área de Relações Internacionais. O professor também ressalta a potencialização das trocas de experiências e a construção de projetos e acordos de cooperação multiníveis, envolvendo diversas instituições de ensino representadas no concurso.

O Bacharelado em Relações Internacionais foi implementado em agosto de 2022 e atualmente funciona no prédio histórico do Centro Caixeiral, localizado na Rua da Palma. Sua matriz curricular, reformada em 2023, contempla disciplinas dos diversos eixos de formação e dialoga com as realidades regionais e vocações estratégicas do Estado do Maranhão no cenário internacional. Comprometido com os postulados de inovação e sustentabilidade, o curso conta com uma governança acadêmica arrojada e inovadora.

Além disso, o Curso de Relações Internacionais da Uema possui diversos projetos e iniciativas que enriquecem a formação dos alunos, como o grupo de pesquisa Observatório do Mundo Contemporâneo, com dois bolsistas Fapema; o Laboratório de Práticas Internacionais, inaugurado no início do ano na sede da SEDEPE/MA; várias Ligas Acadêmicas, como a de Direitos Humanos, Estudos em Estratégia e Defesa, Comércio Exterior e Terceiro Setor; além do Centro Acadêmico e da Atlética. Essas iniciativas, somadas aos termos de cooperação firmados pela Superintendência de Relações Internacionais e pela Assessoria Especializada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ampliam as possibilidades e estratégias para atuação na área de Relações Internacionais.

Com o encerramento deste concurso público, a expectativa é de que a Uema fortaleça ainda mais sua posição como referência na formação de profissionais qualificados e engajados no cenário nacional e internacional das Relações Internacionais.

Por: Karla Almeida