Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema realiza visita ao Campus Caxias


Por em 14 de março de 2024



Na manhã de terça-feira, dia 12 de março, o Pró-reitor da PPG (Pesquisa e Pós-Graduação) da Uema, Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves, esteve no Auditório Leôncio Magno do Campus Caxias para um encontro com alunos e coordenadores de Programas de Pós-Graduação.

“É basicamente uma reunião de trabalho da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação com os professores do Campus Caxias para falar dos editais 2024, das perspectivas de bolsas e dos projetos em andamento, especialmente em relação à pós-graduação cujas propostas estão sendo avaliadas ainda em 2024 pela CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior”, explicou o pró-reitor. 

De acordo com o pró-reitor, ao serem convidados para avaliar os editais, os professores também, ao fazer o julgamento, aceitassem a tarefa. Sobre editais, foi solicitado aos professores que antecipem o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), para que as dificuldades sejam reduzidas.

Entre as modalidades de Pós-Doutorado o pró-reitor cita: Pós-doc Bolsista; Pesquisador de Programa Especial; Pós doc professor institucionalizado (quando um professor de fora é recebido pela Uema) e o Pós-doc professor não institucionalizado (ele não é de nenhuma instituição e cria-se um vínculo dele com a Uema).

“Não temos muito mais a ampliar em número de Programas e sim expandir os que temos. Atualmente Caxias possui 98 bolsas de PIBIC, com cerca de 50 professores envolvidos. No caso do Ensino, uma vez aprovado, temos potencial para aumentar o número de professores. A questão do Ensino é o calcanhar de Aquiles. As redes fazem parte das expectativas, pois quando abrem credenciamento criam possibilidades. Um exemplo é o PROFSAÚDE aqui no Campus Caxias. Essas redes têm um calendário dinâmico. Vocês também podem se credenciar ao PROFLETRAS, PROFFÍSICA, etc. É bom termos programas maiores, que agreguem mais professores”, ressalta. 

O pró-reitor enfatizou que pesquisa e pós-graduação não é gasto, é investimento. Existem 116 bolsas de Mestrado CAPES . O PPGBAS (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde), do Campus Caxias, recebeu 13 bolsas a mais neste ano. 

“O conjunto de política estudantil aprovado em 2019 não contemplou a pós-graduação. Se um aluno estrangeiro precisar ir ao Restaurante Universitário é preciso providenciar uma documentação para ele. Precisamos de uma normativa”, comenta o pró-reitor ao se referir ao auxílio de pós-graduação. 

Outro ponto citado foi acerca do prazo para envio de projetos. “Eles devem ser organizados em tempo hábil para serem enviados à PPG. Os coordenadores de pós devem conversar com os professores e entrar em contato com a Pró-reitoria”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira



Últimas Postagens